Doses da Pfizer terão 21 dias de intervalo em MS a partir do próximo lote

Mato Grosso do Sul deve reduzir o tempo de intervalo entre as duas doses da Pfizer, de oito semanas, para três, a partir da chegada do próximo lote de imunizantes contra a covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, essa medida servirá como um reforço para a chegada da variante Delta, e uma consolidação da imunidade coletiva.

Segundo ele, os municípios do Estado aplicavam a segunda dose com período de 56 dias, enquanto o Ministério da Saúde preconizava 12 semanas, ou seja, 90 dias. Resende ressalta que a própria farmacêutica homônima, que fabrica os antígenos junto a empresa alemã BioNTech, recomenda prazo de 21 dias.

Ainda que a pasta feral não tenha confirmado essa alteração, estima-se que ela será oficializada neste mês. Em entrevista à CNN, em agosto, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, confirmou que o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer iria diminuir de três meses para 21 dias, como estabelece a própria bula.

Novo lote – Entre hoje e amanhã, serão encaminhadas 76 mil vacinas dessa patente a Mato Grosso do Sul, adquiridas pela União e distribuídas aos entes estaduais pelo Ministério da Saúde. Elas deverão ser distribuídas aos municípios na quarta-feira (8).

Cerca de 50,5 mil serão destinadas para aplicação de segunda dose aos 66 municípios que não fazem parte da fronteira, esses que foram contemplados anteriormente com doses da Janssen, enquanto 12,7 mil deverão ser utilizadas em idosos, com terceira dose, e as demais 12,7 mil para adolescentes acima dos 12 anos.

 

Por Guilherme Correia –  CAMPO GRANDE NEWS