Prefeito João Carlos Krug participa do 5º Congresso Pacto pelo Brasil e ressalta fomento ao empreendedorismo em Chapadão do Sul
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, esteve presente na manhã desta quinta-feira, 02, no 5º Congresso Pacto pelo Brasil, no Painel Cidade Empreendedora, ao lado do coordenador Nacional do Programa Cidade Empreendedora, Mauricio Tedeschi, da coordenadora estadual do MS do Programa Cidade Empreendedora, Kassiele Nardi e do prefeito de Rio Brilhante-MS, Lucas Foroni.
Durante a painel, o prefeito de Chapadão do Sul reafirmou o compromisso que sua administração tem pelo Desenvolvimento Econômico com nosso município, que passa pelo fomento do empreendedorismo e desburocratização pelo Executivo Municipal. “A nossa parceria com o Sebrae vem de longa data. Participamos do primeiro Cidade Empreendedora e achamos importante participar de novo. As ações do Programa Cidade Empreendedora mudaram para melhor a vida dos nossos empreendedores, principalmente os microempreendedores. O Sebrae através do Cidade Empreendedora sempre busca as melhores soluções para colaborar com as soluções dos desafios que encontramos”, articula.
Na oportunidade o gestor municipal de Chapadão do Sul também destacou a utilização de soluções digitais para facilitar a vida do empreendedor. “Agilizamos soluções digitais na Sala do Empreendedor para facilitar tudo. O munícipe que quer ser microempreendedor pode enviar toda documentação digitalizada pelo próprio whatsappp ou qualquer outro meio que chegue até nós. Nós temos que facilitar a vida das pessoas. Nós já demos apoio para que 1300 MEIS’s fossem criados, isso é emprego, é renda e desenvolvimento para nossa cidade”, explana.
Durante o evento o prefeito também abordou temas importantes como a desburocratização que impacta positivamente para o empreendedor, surgindo novos negócios, tirando a pessoa da informalidade e até mesmo do desemprego. Também foi destacado a Agricultura Familiar que hoje fornece alimentos para a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, fortalecendo-a através do PNAE e PAA.
A Educação Empreendedora capacitou mais de 4 mil alunos em Chapadão do Sul, além de 150 professores, tudo isso, resulta em uma geração cada vez mais empreendedora, colaborando para que o município continue em pleno desenvolvimento e crescimento ao longo das próximas décadas. Ao final, o prefeito João Carlos Krug ressaltou a importância de toda sua equipe de secretários e servidores públicos que não medem esforços para que essas ações citadas estejam diariamente sendo praticadas.
Prefeito Empreendedor
Em junho de 2019, o prefeito João Carlos Krug fez história ao conquistar nacionalmente o Prêmio Prefeito Empreendedor, na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios com o projeto Chapadão do Sul Polo do Desenvolvimento e Inovação.
A categoria Políticas Públicas para o desenvolvimento dos Pequenos Negócios avalia projetos para aprimoramento do ambiente dos pequenos negócios, através da implementação de políticas públicas baseadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, voltados para a melhoria na legislação municipal e no âmbito empresarial e associativo.
O projeto que foi elaborado pelo hoje secretário da SEDEMA, Junior Teixeira, e pela equipe de Desenvolvimento Econômico, trouxeram ações empreendedoras executadas e planejadas no município sob a gestão do prefeito João Carlos Krug.
Novamente Cidade Empreendedora
Como citado pelo prefeito no Evento, Chapadão do Sul aderiu, pela segunda vez, ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Com contratação do Cidade Empreendedora, Chapadão do Sul vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Desta vez, será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.