Alcinópolis “A Capital Estadual da Arte Rupestre”, ganhou o busto do senhor Virgílio José Carneiro, um dos pioneiros Alcinopolenses, o qual foi inaugurado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Públicos, na Avenida Virgílio José Carneiro, próximo ao Sindicato Patronal Rural.
A cerimônia de inauguração reuniu, Prefeito Municipal “Dalmy”, Vice-prefeito “Valter Roniz”, presidente da Câmara Municipal “Isabel de Souza”, secretário de obras “Fernando Nicoletti”, Secretária da SEMUDES “Bruna Barbosa”, Secretário de Assistência Social “Aloísio” Secretário de Saúde “João Neto”, Secretária de Finanças “Célia Furtado”, Vereadores (as), Ângelo, Helder, Onilza e Ademir, marcaram presença os filhos (as), Elza, Maria, Rivalina, Ari e os netos; Fernando, Aline, Betânia, Gesiane, Virgílio, Laerte e Cleiton.
A escultura (busto) foi confeccionada em fibra de vidro e resina pelo escultor João Xavier, é acompanhada de uma placa inox, com as informações do homenageado.
Durante a cerimônia a presidente da Câmara Municipal Isabel em suas palavras, iniciou agradecendo a presença dos vereadores (as), parabenizou os familiares por estarem recebendo a homenagem ao pioneiro, e que o Legislativo estará sempre presente nessas homenagens principalmente as pessoas que merecem.
O Prefeito Dalmy Crisóstomo, no uso da palavra agradeceu as pessoas que ali se faziam presente, principalmente os familiares do senhor Virgílio, filhos e netos. Dalmy relatou que essa escultura foi uma maneira que a gestão encontrou de retribuir um pouco da contribuição e do que representa essas pessoas para nosso município, que eles conhecem um pouco da história do senhor Virgílio, mas que muitas das pessoas mais jovens não conhecem, que nada mais justo que um momento desse de fazer uma homenagem, para que as pessoas que passem pela avenida, parem para tirar uma foto e procurar: Quem foi o senhor Virgílio? Ah o senhor Virgílio é da família Carneiro, foi um dos primeiros pioneiros de Alcinópolis que desbravou essa região, que abriu as estradas que dá acesso a outros municípios. Essa escultura servirá para que crianças, jovens, estudantes e famílias possam conhecer um pouco da história do senhor Virgílio e levar este conhecimento para suas vidas, prefeito finalizou agradecendo aos familiares pelo que são, e pelo que representam para o município de Alcinópolis.
O Neto Fernando falou em nome da família, agradeceu a gestão pela homenagem e disse que a família está muito feliz e grata pelo reconhecimento.
História de Virgílio
Virgílio José Carneiro nasceu na Fazenda Corrente, município de Mineiros, GO. Ficou órfão de pai muito novo, casou-se com Maria Oliveira Guimarães filha de Miguel Evangelista Guimarães e Virgilina Umbelina de Oliveira
Virgílio antes de casar-se havia comprado uma gleba de terra ligada a fazenda do Bananal que denominou de Fazenda Queixada localizada na região onde mais tarde foi criada a cidade de Alcinópolis. Vieram também procedentes da Fazenda Correntes os seus 4 irmãos, sonhando construir as suas vidas com o trabalho na pecuária e lavoura; Darlindo, Virgílio, Adolfo (este veio solteiro) e Alfeu.
Quando Virgílio veio para Mato Grosso definitivamente, havia três anos que estava casado, isso foi em 1941.
A família foi aumentando. Todo ano. Voltavam à fazenda Corrente onde a matriarca Rivalina Bárbara de Resende para ajudar na moagem de cana. Descrever episódios destas viagens é falar de dificuldades e sofrimentos. Eram feitas usando o carro de boi como meio de transportes, gastavam uns 10 dias. Às vezes iam também a cavalo, nestas circunstâncias gastavam de 5 a 7 dias. Juntou dinheiro para comprar um veículo e para isso foi em Araçatuba, SP, comprou um Chevrolet. Tornou-se o principal meio de transportes. Transportava cargas e gente. As famílias com o resultado do seu trabalho foram comprando mais terras. Realizavam mutirão para abrir estradas para melhorar o acesso ao estado de Goiás.
Virgílio foi tratar a saúde em Mineiros, onde faleceu aos 3 de novembro de 1979. Deixou uma linhagem de gente trabalhadora e ordeira:
1 – Elza Oliveira Carneiro.
2 – Antônio José de Oliveira.
3 – Francisco Oliveira Carneiro.
4 – Vergilina Oliveira Carneiro.
5 – Alvercino Carneiro de Oliveira.
6 – Joaquim Carneiro de Oliveira.
7 – Ari Carneiro de Oliveira.
8 – Maria de Fátima Carneiro Oliveira.
9 – Miguel Carneiro Oliveira.
10 – Felizarda Oliveira Carneiro.
11 – Rivalina Maria Carneiro.
12 – Carlos Oliveira Carneiro.
13 – Marly Oliveira Carneiro.
Regionalms