Conecte SUS fica instável para gerar certificado de Vacinação de Covid-19
Pessoas que já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) já podem emitir o certificado de vacinação no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. Entretanto, o sistema vem apresentando instabilidade desde a semana passada, que persistiam nesta segunda-feira (28).
Além da impossibilidade de emitir o certificado, usuários têm relatado que as doses já aplicadas não constam no sistema.
O certificado emitido pelo aplicativo é importante para viagens internacionais e também já tem uso no território nacional: no Rio de Janeiro, por exemplo, o documento emitido pelo app será uma das formas para comprovar a imunização.
O G1 fez o teste e o aplicativo do Conecte SUS apresentou instabilidades na tarde desta segunda. Em algumas consultas o sistema não carrega o certificado (como na imagem acima) ou apresenta mensagem de erro (como na imagem a seguir).
O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. Nele, a pessoa pode consultar dados sobre a vacinação contra a Covid-19 e todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Doses não aparecem no sistema
Além de problemas para a emissão do certificado, usuários relatam nas redes sociais que as doses não estão sendo registradas no sistema. A repórter da TV Globo, Renata Capucci, é uma dessas pessoas.
Em entrevista ao Jornal Nacional no sábado (28), o bancário Gustavo Tocantins relatou o problema com a inserção da segunda dose no Conecte SUS. Segundo ele, a informação está incompleta no sistema. Ele tomou a primeira dose em 6 de junho e a segunda em 23 de agosto.
“Aparece só a minha segunda dose, e aí eu vou clicar para gerar o certificado. Vai ficar rodando aqui eternamente, ele não está gerando o certificado. A gente espera que quando tudo melhore, a gente possa voltar a ter uma vida quase normal. E isso inclui viajar e ir nos locais, e a gente está vendo muita mobilização de países e até de estados aqui já pensando em fazer essa exigência de comprovação de vacinas. A gente quer ter algo que comprove isso de forma rápida”, diz o bancário Gustavo Tocantins.
Em nota ao Jornal Nacional no sábado (28), o Ministério da Saúde afirmou que o aplicativo Conecte SUS ficou instável, mas que já funcionava normalmente. Sobre os problemas relatados, o ministério indicou só um caminho: acessar o suporte no próprio aplicativo em “fale com o Conecte SUS”.
Nesta tarde, após a consulta do G1, o governo afirmou que a responsabilidade pela inserção das doses no sistema é dos estados, mas não se pronunciou sobre a instabilidade no sistema.
“(…) as informações contidas no aplicativo ConecteSUS Cidadão são alimentados por estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). As informações são disponibilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional. A pasta informa, ainda, que o cidadão que não tiver seu registro de vacinação disponível no aplicativo em até dez dias após a data da vacinação, deve procurar o local de vacinação ou secretaria estadual ou municipal de saúde de sua região, para solicitar o registro e envio de dados à rede. Para mais orientações, o usuário pode acessar o suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”, informou o Ministério da Saúde.
Por G1