Prefeitura de Alcinópolis está construindo 05 Faixa Elevada

Alcinópolis umas das cidades do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, cada dia que passa se desenvolve e cresce, resultado de um trabalho administrativo e de pessoas que valorizam e contribuem para o desenvolvimento local.

A Prefeitura Municipal por meio da parceria com Governo do Estado vem se destacando, em várias áreas, como na construção de habitação, investimento na saúde, parceria na infraestrutura, agora por último a cidade está ganhando 05 lombadas com faixas elevadas, essas lobadas vão trazer mais segurança aos pedestres, além de dar mais segurança aos visitantes.

O Secretário de Obras Fernando Nicolleti acompanhou a construção de uma das faixas, em frente ao CMEI, e ressaltou a nossa equipe a importância dessas obras e destacou que vem muitas outras, com recursos próprios e com parcerias.

A empresa SMC Engenharia e Comercio LTDA – EPP, responsável pelas obras das lombadas de faixas elevadas nos informou que serão construídas 05 lombadas, sendo 03 na Avenida Averaldo Fernandes Barbosa, 01 (uma) na Avenida Joaquim Pereira França e a outra na rua João Abadio de Oliveira, em frente a CMEI “Centro Municipal de Educação Infantil”.

O que é uma Faixa Elevada?

A faixa elevada é uma faixa e pedestre acima do nível da rua e alinhada com a calçada, como uma lombada, que serve para priorizar a passagem de pedestres, tornando a travessia mais segura. Elas oferecem além da elevação, uma sinalização especial, indicando a diminuição de velocidade. É comum encontrar a faixa elevada em áreas escolares ou em centros comerciais com grandes travessias de pessoas.

A faixa elevada foi criada com o intuito de proteger a travessia entre pedestres, pois quando eles estão em um patamar elevado, a visualização fica mais clara, além da faixa elevada ser uma barreira física para a manutenção da velocidade dos veículos. Por esses e outros motivos que ela está sendo instalada em diversas partes do país.

O que a lei diz sobre a Faixa Elevada?

De acordo com as definições do CONTRAN, Conselho Nacional de trânsito, as faixas elevadas para pedestre. A Resolução n° 738/2018 definiu regras á serem aplicadas frente ás faixas elevadas. Entre elas:

• A velocidade máxima permitida antes de acontecer a travessia da faixa elevada é de até 40 km/h

• A Faixa elevada é um dispositivo de segurança que deve ser usado em conjunto com outras medidas e sinalizações, que garantam a total segurança para o pedestre em travessia, como por exemplo, sinalizações verticais, controle de velocidade por aparelhos etc.

• Demarcação de elevação da faixa no formato de triângulos da cor branca.

• As placas de sinalização para “saliência” são obrigatórias na antecedência do dispositivo junto a ele.

• Essas medidas existem para regularizar as faixas elevadas e as tornarem mais seguras tanto para o motorista quanto para o pedestre, e estão em rigor desde junho de 2018!

Consequências para os motoristas que desrespeitam a Faixa Elevada

Como é de se imaginar, os motoristas que não seguem as recomendações de segurança, ou não obedecem às sinalizações da faixa elevada, podem acabar por serem punidos pela lei. De acordo com o artigo 181 do CTB, Código de Trânsito Brasileiro, que prevê uma infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de até R$195,23.

Para evitar essa multa, o motorista deve estar atento à regras básicas de utilização: Mesmo que haja um semáforo e ele esteja verde, é importante ter certeza que não há nenhum pedestre em travessia, e caso tenha, o espere finalizar a travessia para dar partida.

Contudo, é importante também estar atento às condições da via, que deve ter sinalizações claras, e estarem em boas condições. Caso haja um problema em relação á isso, pode ser um bom argumento para ser usado caso exista uma multa que será recorrida.

Informações do site regionams