Secretário pede mutirão para reforço da vacina a idosos e diz que imunização de adolescentes vai prosseguir em MS
O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, pediu nesta sexta-feira (27), que os municípios façam neste fim de semana um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para a aplicação da dose de reforço aos idosos.
Ele comentou que cada município deverá estabelecer seu calendário, mas que deverão ser imunizados primeiro os idosos que concluíram o ciclo vacinal há seis meses, já que estudos indicam que após esse período decai a eficiência imunológica neste público.
Resende comentou que Mato Grosso do Sul além de ser o primeiro estado do país a já estar vacinando idosos, aplicando os imunizantes em pessoas que estão em instituições de longa permanência, também está aplicando o reforço em imunossuprimidos (quem tem baixa imunidade).
O secretário explicou que das doses de vacina da Pfizer que o estado está recebendo, 70% estão sendo destinadas para o reforço em idosos e imunossuprimidos e 30% serão reservados para a continuidade da vacinação de jovens na faixa etária dos 12 aos 17 anos.
Já em relação as doses de Coronavac que chegaram a Mato Grosso do Sul, ele comentou que serão destinadas a aplicação em segunda dose e também para quem tem 18 anos ou mais e ainda não se imunizou contra a Covid-19.
Dados da pandemia nesta sexta-feira:
- Casos novos: 285
- Total de casos: 367.690
- Mortes confirmadas nesta sexta: 12
- Total de mortes: 9.335
- Pessoas hospitalizadas: 266
- Recuperados: 355.703
Por G1 MS