Escultor Sul-mato-grossense é reconhecido em Alcinópolis por seus trabalhos.

Há 40 anos o escultor João Orcidney Xavier cria peças que enchem os olhos dos apreciadores de sua arte. Por dom e paixão sua arte já o levou a receber reconhecimento nacional, inclusive presenteando o ex-presidente Michel Temer, e o atual presidente Jair Bolsonaro, com suas peças.

Residente de Alcinópolis há três anos, João já contribuiu com três obras para embelezar o município: a placa Deusa-Mãe, símbolo que representa a arqueologia do município, instalada no prédio da Câmara de Alcinópolis em 2019; o Chafariz construído na Praça Adivina Crisóstomo da Silva; e a reprodução do Templo dos Pilares na rotatória da 436. Agora, aceitou um novo desafio: o de esculpir bustos memoriais de quatro nomes pioneiros do município de Alcinópolis, que serão instalados em pontos específicos da cidade. O primeiro busto é do sr. Virgílio José Carneiro, esculpido com fibra de vidro e resina, que possui durabilidade de 300 a 400 anos.

O objetivo da confecção dos bustos é o de resgatar a história do município antes de sua emancipação. “É fundamental lembrarmos de onde viemos, para nos direcionarmos para o futuro. Reconhecer nossa história e nossa origem é reconhecer e redescobrir nossas riquezas esquecidas com o tempo”, explica o prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva. “Escolhemos o João pela qualidade de seus trabalhos e por entendermos que é um artista que só tem a somar com Alcinópolis. João é reconhecido nacionalmente, e possui grande notoriedade na nossa região”, finaliza o prefeito.

A diversidade de trabalhos é extensa. “Faço todo tipo de trabalho, desde placas, bustos, até réplicas. Sou apaixonado por todo o processo de criação, porque há todo um estudo e dedicação a conhecimentos específicos para cada trabalho. Todo traço ou característica são estudados minuciosamente, antes de começar o trabalho com a resina”, explica João. “Alcinópolis é muito rica e vejo que o Dalmy tem uma sensibilidade artística muito grande, o que ajuda a incentivar o segmento”, conclui. O processo de criação de suas esculturas leva em torno de dois meses, o que pra João, é motivo de diversão e muita alegria. “Eu brinco esculpindo. Esculpir é um dom, mas também é uma paixão”, finaliza João.

Outros trabalhos

Dinossauros de Nioaque:

Uma pesquisa confirmou a presença de pegadas fósseis de dinossauros na região de Nioaque, em Mato Grosso do Sul. João atuou na região auxiliando nas pesquisas e réplicas das pegada, e esculpindo os dinossauros que viraram o cartão-postal da cidade. “O processo de reprodução das pegadas envolveu muito estudo dos iconofósseis (pegadas). Eu as retirava com poliuretano e passava pra resina”, explica o artista. Todo o trabalho está exposto na cidade e em um museu municipal.

Busto de Guia Lopes da Laguna:

Escultura de José Francisco Lopes foi um guia que auxiliava os soldados da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) a atravessarem a fronteira para lutar durante a Guerra contra o Paraguai.

Nossa Senhora de Caacupé:

A escultura encontra-se no município de Porto Murtinho, também em Mato Grosso do Sul, e está instalada em uma capela local.

Para maiores Informações sobre os trabalhos: 67 98475 3779/98182 9052 – whats

 

Jornalista Bruna Souza