Feminicídio tentado: Homem é condenado a 32 anos de prisão

Após 12 horas de julgamento nesta quinta-feira (12), foi condenado a 32 anos e sete meses de prisão, Gabriel Matos da Silva, de 27 anos, acusado de tentar matar a ex-mulher de 20 anos com golpes de facão. O crime ocorreu na madrugada do dia 12 de junho de 2020 em Costa Rica, quando a mulher estava dormindo ao lado do filho de dois anos e foi surpreendida por Gabriel. Ele foi preso uma semana depois.

Gabriel foi condenado por feminicídio tentado, descumprimento de medidas protetivas de urgência, estupro (por duas vezes) e cárcere privado com fins libidinosos. A sentença determinou, ainda, o valor mínimo de reparação dos danos morais sofridos pela vítima em razão da violação de sua integridade física e psicológica, e dignidade sexual, no valor de R$ 33 mil.

A sessão de julcomeçou às 8 horas desta quinta-feira (12) e só terminou 12 horas depois. O julgamento só foi acompanhado por quatro familiares, dois do réu e dois da vítima. O juiz que presidiu a sessão, Francisco Soliman, disse que o réu, pediu dispensa de comparecimento. “O réu está preso preventivamente desde a época dos fatos, em Dianópolis, no Tocantins. Houve a determinação para a condução dele até o plenário para o julgamento, no entanto, durante a semana o acusado pediu a dispensa de comparecimento ao julgamento”, explicou o juiz.

Sobre o julgamento, a acusação foi promovida pelo promotor George Cássio Tiosso Abbud e a defesa pela defensora pública Khaterine Alzira Avellan Neves. Foram ouvidas: a vítima, a mãe dela, um vizinho que presenciou os fatos e também a irmã do acusado, testemunhas arroladas pela acusação e defesa.

O crime

A vítima estava deitada na cama com o filho de dois anos, quando o autor invadiu a casa armado com o facão. Ele começou a golpear a vítima, que utilizou os braços para se defender, em seguida fugiu pulando o muro. A vítima sofreu ferimentos graves nas mãos.

A mãe da jovem contou para a polícia que um vizinho ajudou a socorrer a jovem e a levar primeiramente ao hospital em Costa Rica. Em seguida, ela foi transferida para Campo Grande, onde passou por cirurgia de reconstrução da mão e outros procedimentos cirúrgicos.

Fonte: MS Todo Dia