Pensando em melhores soluções ao combate a violência contra a mulher, a Prefeitura de Chapadão do Sul, através da secretária de Assistência Social, Maria das Dores promoveu na última quarta-feira, 11, uma reunião entre o Executivo Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público do Mato Grosso do Sul, para promover programas e ações voltadas para garantir o enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando as ações já existentes e impulsionando o Agosto Lilás.
Representando o Executivo Municipal estavam o prefeito João Carlos Krug, secretária de Assistência Social Maria das Dores e a coordenadora da Coordenadoria da Mulher Gabriela Machado. Representando a Polícia Militar foi a comandante major Letícia Raquel Ramos Lopes, representando a Polícia Civil o delegado Felipe Potter e representando o MPMS a promotora de Justiça Fernanda Azambuja.
Com a reunião foram definidas as seguintes soluções:
Conscientização
Antes de projetos e programas de punição, o essencial é trabalhar na conscientização. Assim, será trabalhado regularmente ações para conscientizar toda população sobre todos lutarmos contra a violência contra a mulher e o feminicídio, trabalhando sempre com grupos estratégicos e soluções pontuais em escolas, trabalho, campanhas virtuais e demais soluções.
Conselho Municipal da Mulher
Será criado e formado um Conselho Municipal da Mulher, com grande representatividade dos Poderes Públicos para fomentar projetos e institucionalizar ações efetivas para o combate a violência contra a Mulher
Promuse
O PROMUSE – Programa Mulher Segura é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Policiais Militares devidamente capacitados realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência. Tudo isso terá o apoio especializado de técnicas do Executivo Municipal
Sala Lilás
A “Sala Lilás”, tem como característica ser um espaço acolhedor, exclusivo para crianças, meninas e mulheres vítimas de violência física e sexual, onde podem aguardar a realização de exame de corpo de delito com mais conforto e privacidade. Com ambientação aconchegante e com a proposta de humanizar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
*Assecom PMCS