Plano de Desenvolvimento Econômico de Chapadão do Sul é composto por 20 ações que irão ajudar na transformação do município

Na noite dessa terça-feira (10), a Prefeitura de Chapadão do Sul e o o Sebrae/MS lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município que inclui 20 ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento da cidade. Na data, também foi lançado o Portal Empreende Chapadão do Sul – plataforma digital que visa aproximar os empreendedores locais da administração municipal e facilitar o acesso desse público aos processos licitatórios divulgados pela prefeitura.

As duas iniciativas foram desenvolvidas a partir do programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae e aderido pela segunda vez neste ano pela prefeitura. Nesta segunda edição, o eixo escolhido pelo município foi “Cidade de Negócios”, voltado para alavancar o desenvolvimento a partir do empreendedorismo, e, segundo o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, as ações são importantes para esse processo.

 

“Hoje é um prazer e alegria fazer a entrega desses dois projetos para a nossa população. Para confeccionar o PDE, tivemos muita pesquisa e a participação popular. É um plano audacioso, mas factível e temos certeza que iremos concretizá-lo e promover o desenvolvimento. Outra entrega é o Portal Empreende, um site moderno e de fácil acesso que irá ajudar muito que os nossos empresários a participarem dos processos licitatórios, democratizando as compras públicas”, expôs o prefeito.

Na data, a apresentação do PDE foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, José Teixeira Júnior. Segundo o gestor, o plano feito para Chapadão do Sul é composto por 20 ações voltadas para as áreas de inovação e gestão pública, além de estratégias para atrair novos empreendimentos e melhorar o consumo local. “Queremos mostrar números para nossa população, trazer ideias de negócios, fortalecer a nossa Associação Comercial e as empresas locais e, com tudo isso, trazer o desenvolvimento econômico e transformar Chapadão do Sul em um dos cinco polos de desenvolvimento do Estado”, enfatizou o secretário.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo (CDE) da instituição e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas entregas feitas por meio do programa Cidade Empreendedora irão auxiliar os pequenos negócios e promover a transformação de Chapadão do Sul.

“O plano foi construído de forma conjunta e veio dos anseios da comunidade, o que é fundamental para gerar o desenvolvimento econômico. E sempre uma grande preocupação tem sido os pequenos negócios, eles precisam se apropriar desse processo de crescimento e, além do plano, o Portal Empreende vem contribuir com isso. É o setor público através de um sistema transparente permitindo que eles tenham acesso às compras do município”, pontuou Verruck.

O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ressaltou que a parceria com o município, neste segundo ciclo do Cidade Empreendedora, tem possibilitado que a instituição trabalhe em diversas vertentes para alavancar o desenvolvimento. “Queremos promover um ambiente ideal de negócios para que as empresas possam abrir e manter as suas atividades, mas ao mesmo tempo a gente capacita os empreendedores para que eles se preparem para as oportunidades. O Sebrae cuida da pequena empresa, fortalece os pequenos negócios para que eles possam gerar renda e promove o desenvolvimento”, expôs Tito Estanqueiro.

Restrito aos convidados, por conta dos protocolos de biossegurança, o evento foi realizado Câmara Municipal de Chapadão do Sul e transmitido, ao vivo, por meio dos canais da prefeitura no Youtube e Facebook. Como representante do Sebrae/MS, esteve presente também o conselheiro do CDE Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS).

Após a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico e o lançamento do portal Empreende Chapadão do Sul, foi realizada a palestra “Como prosperar na crise”. Com dicas e estratégias que podem ser adotadas pelos empreendedores, o conteúdo foi apresentado por Sabina Deweik. A palestrante é pesquisadora de comportamento, consultora e educadora e foi pioneira em cool hunting no Brasil – metodologia que identifica tendências sobre diferentes mercados e possui ferramentas para adaptar produtos, serviços e estratégias aos desejos e necessidades dos clientes em potencial.

Para mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800.