De acordo com o prefeito, além das demandas e projetos em execução, também solicitou a presença da ministra Tereza Cristina na inauguração do AgroRica, em setembro.
“A assistência técnica e a extensão rural são a base do nosso projeto de desenvolvimento para o pequeno e o médio produtor e o apoio do Ministério da Agricultura será fundamental para esta ação em Costa Rica”, destacou Cleverson.
O AgroRica vai promover a transferência de tecnologias aos diversos setores produtivos, além de impulsionar setores como produção de alimentos diversificando a produção, no melhoramento genético do rebanho leiteiro, aprimorando as condições de vida da população do meio rural e promovendo um aumento significativo de renda dos produtores rurais o que reduzirá o êxodo rural. O programa vai criar ações para agregar valores aos produtos de Costa Rica.
Os serviços e concessões previstos nesta Lei se destinam apenas aos pequenos produtores rurais, assim considerados aqueles cuja área de exploração não ultrapasse a quatro módulos fiscais (somadas todas as áreas exploradas pelo produtor), sejam residentes no município de Costa Rica e estejam enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
São 200 produtores da agricultura familiar em atividade no município. “Nosso intento é ampliar a estrutura e a oferta dos produtos da agricultura familiar”, explica o prefeito.