Alcinópolis congela valores do IPTU 2021

O prefeito municipal de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo, com o aval da câmara de vereadores, congelou os valores do IPTU 2021, mantendo o valor venal do exercício de 2020.

O projeto de Lei complementar 04/2021 foi aprovado ontem na sessão da câmara e agora será sancionado pelo prefeito municipal.

Com a aprovação com Poder Executivo fica autorizado a utilizar o valor da UPF (Unidade Padrão Fiscal) do mês de dezembro de 2019, nos cálculos do valor venal da planta genérica de valores dos imóveis urbanos conforme Lei complementar 031/2010, e do Imposto sobre transmissão “Inter Vivos” (ITBI), mantendo o valor venal do exercício de 2020 para o exercício de 2021.

O prefeito Dalmy Crisóstomo, afirmou que a decisão de manter os mesmo valores do ano passado, tem tudo a ver com a real situação de vulnerabilidade social do município e também as demais, que estão passando dificuldades nesse período de pandemia mundial.

“Para cumprir as determinações dos índices de reajuste anual, esse ano o IPTU teria uma aumento quase na casa dos 30%. Como é que muito dos nossos munícipes irão pagar, se a renda deles caiu ao longo desses quase dois anos de pandemia. Foi então que com o apoio dos vereadores, resolvemos congelar os valores para ajudar a nossa população” comentou o prefeito.