Prefeitura de Chapadão do Sul e Sebrae levam técnica de produção orgânica para pequenos produtores rurais

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SEDEMA, em parceria com SEBRAE, forneceu assistência técnica no cultivo de hortas orgânicas, bem como, na produção de Compostagem utilizando o método Bokashi.

A técnica foi ensinada para moradores do assentamento Aroeira e também para os proprietários de hortas urbanas. A assistência foi prestada pelos técnicos do SEBRAE, Élio Assumu Kakehara, e do diretor de departamento Rural da SEDEMA, Dorvalino Neto.

O objetivo da ação é diminuir custos e aumentar a produção por parte dos pequenos produtores rurais, e da área urbana, para que os mesmos possam movimentar a econômica local através de programas de aquisição de alimentos, como o PAA e PNAE.

Bokashi é um termo japonês que significa matéria orgânica fermentada. De uma mistura de fermento natural nasce o Bokashi. O material possui composições variadas feitas, principalmente, de farelos de cereais (como trigo, arroz e cevada), melaço de cana e EM (microrganismos eficientes).

O método é muito utilizado por produtores rurais orgânicos e por quem gosta de jardinagem, uma vez que o Bokashi produz um adubo riquíssimo em nutrientes.

O produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade

Os pequenos produtores de Chapadão do Sul, que estiverem interessados em participar da ação ou ter assistência técnica presencial da Sedema em sua propriedade, devem entrar em contato pelo telefone 3562-1821, para mais informações.