Teste de idoso enterrado com suspeita de Covid deu negativo

O resultado do exame de João Florêncio da Silva, de 87 anos, foi não reagente (negativo) à Covid-19.

João Florêncio, conhecido como João Pernambuco, pioneiro de Paraíso das Águas, faleceu no Pronto Atendimento Médico (PAM), no final da noite desta terça-feira (13).

Segundo a família, ele estava doente há dias e deu entrada no PAM pouco tempo antes de falecer. A suspeita do médico plantonista que o atendeu, diante dos sintomas informados, era de Covid-19.

Por medida de segurança aos próprios familiares e do protocolo do Ministério da Saúde, foi coletado exame RT-PCR Swab e encaminhado ao Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen) para testagem. Só que o resultado demora até 24 horas para ser forncecido.

O protocolo neste caso é o sepultamento direto, sem direito de velório, o que revoltou a família.

Ainda na madrugada, a família teve de sepultar às pressas o corpo do idoso. A família descreveu como “revoltante e desesperador” o fato de ter que seguir o protocolo, sabendo que ele não estaria com a doença, por estar enfermo há dias e ter sido imunizado com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

A Saúde do Município lamenta e é sensível aos sentimentos da família,  informou que segue o protocolo do Ministério da Saúde e que o objetivo é sempre proteger a todos neste momento de pandemia.

João Florêncio era viúvo da dona Angelita Henrique, com quem teve oito filhos, 32 netos, 51 bisnetos e 09 tataranetos.

São os filhos: Janeval, Nelson (in memoriam), Natália, Maria Dulce(Morena), Judite, Juvenal, Wesley Marcelo (Marcelo da bicicletaria) e José Henrique (in memoriam).