A partir do dia 15 de julho, o Município de Costa Rica vai aderir a processos eletrônicos em todas as esferas do poder executivo municipal de forma unificada e eficiente para aproximar a prefeitura da população.
Com o objetivo de promover uma gestão inovadora, inteligente e que preza pela celeridade, transparência e resolução das demandas da população, a capital estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura, que está inserida nas 100 cidades mais promissoras do Brasil vai tornar todos os processos, documentos e serviços da prefeitura do município digitais.
O projeto Costa Rica Digital começa a operar na primeira quinzena de julho, feito em parceria com a GOVBR, empresa de soluções para a gestão pública. Através de uma plataforma de processos digitais, a empresa leva serviços mais eficientes e transparentes para entidades de todos os portes, em todo Brasil, está presente em centenas de prefeituras e beneficia dezenas de milhões de pessoas.
O principal ponto do Costa Rica Digital se dará no atendimento da prefeitura com a população. Com processos digitais, o acesso do cidadão aos serviços do poder público municipal pode ser feito a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma economia de tempo e recursos financeiros, beneficiar a prefeitura e a sociedade. De acordo com estimativas, é esperado uma economia superior a R$190 mil ao ano, eliminando o uso do papel na tramitação dos processos da prefeitura.
Para o prefeito, Cleverson Alves, além do controle de gastos, a iniciativa agiliza e dá celeridade aos atendimentos, garantindo também a preservação do meio ambiente com a economia de papel e derivados.
“A iniciativa do projeto faz parte de um movimento inevitável, a transformação digital que existe para simplificar, conectar e facilitar a vida das pessoas. Automatizar processos traz benefícios para todas as partes, poupa tempo, aumenta a produtividade e economiza recursos humanos, naturais e financeiros”, completou o prefeito.