Desde o início da vacinação contra o novo coronavírus, em 19 de janeiro deste ano, até esta terça-feira (6), 13.168 doses da vacina já foram aplicadas em Costa Rica.
Segundo os dados do Painel MAIS (Monitor de Apoio às Informações em Saúde), deste total 9.197 pessoas receberam a 1ª dose, 3. 270 foram imunizadas com a 2ª dose e outras 701 tomaram a dose única da vacina. Com este número de doses aplicadas, Costa Rica chega aos 46,82% da população geral vacinada.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, a vacinação conta com uma logística eficiente com cerca de 50 profissionais em atuação.
Ainda segundo a coordenadora, na manhã desta terça-feira mais 182 pessoas, de 45 anos acima, receberam a dose única de Janssen através do sistema drive in, no Centro de Eventos Ramez Tebet e nesta quarta-feira (7) a vacinação continua no mesmo local com aplicação da 2ª dose de Astrazeneca, para quem tomou a 1ª dose até 4 de maio, e 2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até 20 de maio.
O prefeito Cleverson Alves dos Santos garantiu que a vacina não fica parada e parabenizou a população e toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde por atingir a meta de 100% de doses aplicadas.
“ A vacina é sinônimo de vida e esperança. Portanto, nosso objetivo é continuar avançando e atingido os melhores índices de imunização. Este excelente desempenho é possível graças ao trabalho dos nossos profissionais da Saúde e da população, que se manteve receptiva à vacinação”, destacou o prefeito.
Incentivo financeiro
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou o pagamento do incentivo financeiro aos municípios do Mato Grosso do Sul que atingiram a meta de vacinação.
Costa Rica atingiu a meta com 100% das doses aplicadas e será contemplado com o valor de R$ 5.899.727,40.
A ação que tem como objetivo o fortalecimento da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado, que receberão uma quantia em dinheiro baseada na população da cidade.
O valor total previsto por município será dividido em seis parcelas, referente a quantidade de meses que serão efetuados os repasses; julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.