Levantamento feito pela Folha de São Paulo, divulgado nesta sexta-feira (2), com dados que constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde, apontou que 221 pessoas receberam doses da vacina Astrazeneca fora do prazo de validade em Mato Grosso do Sul.
A SES (Secretária Estadual de Saúde), negou que tenha repassado ou aplicado doses vencidas na população sul-mato-grossense e que “todas as doses foram aplicadas dentro da validade”. Como justificativa a pasta informou que pode ter ocorrido um erro nas datas de lançamento no sistema do Ministério da Saúde.
PUBLICIDADE
“O sistema do SI-PNI (que registra as aplicações) computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação”, justificou a secretaria.
Além da alimentação tardia das aplicações no sistema, a pasta informou que houve oscilações do Sistema do SI-PNI em algumas localidades, impossibilitando o lançamento no sistema na data da aplicação.
De acordo com o levantamento da Folha de São Paulo, ao menos 24 municípios do Estado aplicaram doses vencidas da vacina contra a Covid-19.
Por Jhefferson Gamarra – CAMPO GRANDE NEWS