Na última terça-feira (29), o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz, e o secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho, se reuniram com representantes do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de Costa Rica) para discutir o orçamento para a criação do GTO Urbano. O GTO Urbano é uma operação conjunta entre as forças de segurança.
A criação do GTO Urbano partiu de uma sugestão do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 em Costa Rica e da Câmara dos Vereadores, custeado pela prefeitura de Costa Rica.
O objetivo é que, além do patrulhamento ostensivo, os policiais reforcem o trabalho da vigilância sanitária na fiscalização das medidas de restrição preventiva contra a Covid-19 dentro da cidade.
“O GTO Urbano vai reforçar o trabalho das equipes de policiais em serviço, dos agentes de fiscalização da vigilância sanitária que atuam no combate a proliferação da Covid-19, além de intensificar o patrulhamento ostensivo preventivo na cidade”, explicou o prefeito.
Atualmente o GTO atende área rural e é custeado por fazendeiros da região, que pagam uma mensalidade para a manutenção do grupo tático.
O projeto completo do GTO Urbano será encaminhado para a Câmara de Vereadores para aprovação.
Também participaram da reunião o presidente do CONSEG, Rodrigo Evaristo Wenceslau; o vice-presidente, Pedro Vlademir de Andrea; os membros natos Comandante da Polícia Militar, Tenente Joelson Nobre Limeira; o delegado da Polícia Civil de Costa Rica, Caique Ducatti e o subcomandante da PMA, Itamar de Souza Borges.