Projeto Mãos que Cuidam oferece cuidados a profissionais da Saúde da Atenção Primeira em Chapadão do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde, através da assistente social e terapeuta reikiana do NASF-AB Natália dos Santos Timóteo, deu início neste mês de junho ao Projeto “Mãos que cuidam”, oferecendo aos profissionais de saúde da atenção primária, uma forma de cuidado por meio do atendimento do Reiki, o qual faz parte das Práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS, buscando acalentar e aquecer os corações dos profissionais neste momento em que estamos vivendo.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças e dores crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. São elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura/auriculoterapia, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas medicinais – fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia comunitária integrativa, Terapia de florais, Termalismo social/crenoterapia e Yoga.

Natália, está atualmente como responsável técnica pelas Práticas integrativas e complementares no município, no momento em que estamos vivenciando o Reiki está sendo realizado apenas nos profissionais de saúde. E temos a Fitoterapia, que é aplicada pela nutricionista Renata da Silva Cruz, em seus atendimentos. E estas duas profissionais estão finalizando o curso de Auriculoterapia fornecido pelo SUS.

O Reiki é uma Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital – Qi. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.

A Fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia é uma terapia integrativa que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI, voltada para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo sido institucionalizada no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

* Assessoria de imprensa Prefeitura de Chapadão do Sul