O Município de Costa Rica aditivou com a JUCEMS – Junta Comercial de Mato Grosso do Sul – o Termo de Cooperação Técnica firmado para operacionalizar a Rede Nacional para a simplificação do Registro e da legalização de empresas e Negócios – REDESIM -, através do projeto Integrar.
A Redesim consiste em uma rede de sistemas informatizados necessários para o registro e a legalização de empresas, aplicando-se tanto ao âmbito da União quanto ao de Estados e Municípios. O projeto é desenvolvido em parceria com o Sebrae.
É um sistema único e integrado, criado pela Lei 11.598/2007, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Esse sistema integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet (toda a plataforma é informatizada), permitindo um processo simplificado e sem duplicidades. Isso, por sua vez, assegura maior rapidez ao processo de abertura de uma empresa, gerando maior comodidade.
Conforme o presidente da JUCEMS, Augusto César Ferreira de Castro, o Redesim está garantido para Costa Rica de 24 de junho de 2021 a 23 de junho de 2023, podendo ser renovado por maior período.
Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, a parceria significa facilidade, simplificação, agilidade e segurança para todos. “Facilitar o cadastro e diminuir o tempo de abertura de uma empresa, ações conjuntas entre a JUCEMS, o sistema integrado e o Município promovem uma gestão eficiente e estabelecem uma relação de melhoria dos processos”, destacou o prefeito.