Com doses remanescentes, Chapadão do Sul vacinará segunda dose de Astrazeneca para quem recebeu o imunizante até dia 30 de abril
A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa a população sul-chapadense que com o acúmulo de 90 doses de vacina Astrazeneca destinada a segunda dose de pessoas que não foram recebem o imunizante nesta terça e quarta-feira, 22 e 26, nos ESF’s de Chapadão do Sul, estará aumentando a janela para imunização de segunda dose.
Assim, quem recebeu o imunizante da Astrazeneca/FioCruz até o dia 30 de abril pode procurar a ESF Central a partir das 7h, que serão distribuídas 90 senhas para aplicação da segunda dose. Por se tratar de um quantitativo baixo de imunizantes a vacinação acontecerá apenas em uma ESF.
A pessoa deverá levar documento pessoal com foto e comprovante da 1ª Dose.
A Vigilância epidemiológica de Chapadão do Sul reforça para garantir a imunização é extremamente necessário que o munícipe receba a segunda dose. A vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito e a imunização só será mais efetiva com a segunda dose, que completa o ciclo vacinal. É necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório, ou seja, não se deve misturar as vacinas.
Mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.
Assecom