Desde 2019 a Administração municipal de Alcinópolis, resolveu iniciar a divulgação visual de suas origens, tanto na fauna, flora e cerrado e mostrando através de totem e monumentos, e as imagens das inscrições rupestres, cultivando assim a cultura e a historia do município.
A atual gestão vem trabalhando para manter a entrada de nossa cidade mais bonita e atrativa, onde já foram inauguradas duas rotatórias temáticas na BR 359, sendo uma em homenagem ao Cerrado Brasileiro, com espécies da fauna e flora e a outra tendo as inscrições rupestres e todo o patrimônio histórico e cultural de Alcinópolis como tema principal.
No ultimo dia (17), o prefeito Dalmy Crisóstomo, esteve na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, para assinatura de um convênio para a construção de um novo monumento que será construído na rotária na saída para o município de Coxim, Diretor-Presidente da FCMS, Gustavo de Arruda Castelo.
Com esse Convênio, a administração vai homenagear o homem do campo e a principal atividade econômica de nosso município, a pecuária.
No ano passado, técnicos da Secretária Municipal de Desenvolvimento cadastraram proposta de um projeto intitulado “Monumento a Bovinocultura em Alcinópolis” através de edital do Fundo de Investimentos Culturais- FIC/MS, sendo o mesmo aprovado com repasse previsto no valor de R$ 228.768,36. O monumento tem assinatura de Humberto Espíndola, um dos artistas plásticos mais premiados de Mato Grosso do Sul.
Para o monumento de Alcinópolis, Humberto se inspirou na cultura de nosso município em torno da pecuária e nos sítios arqueológicos que remetem a passagem dos primeiros homens em nosso estado a mais de 10 mil anos atrás.