Indústria de celulose abre pré-cadastro para empresários de MS

Empresários de Mato Grosso do Sul, de pequeno, médio e grande porte, interessadas em suprir a demanda por bens e serviços que serão necessários para a realização do Projeto Cerrado podem realizar o pré-cadastro para se tornarem possíveis fornecedores do empreendimento.

Conforme a Suzano, quando as oportunidades surgirem, as empresas pré-cadastradas serão convidadas a participar de processos de concorrência, desde que cumpridos os requisitos técnicos e financeiros necessários.

Para se candidatar como potencial fornecedor do Projeto Cerrado, é preciso acessar o portal e clicar no botão “Fornecedores”, em seguida em “Seja fornecedor” e realizar um pré-cadastro. Surgindo oportunidades, a empresa será convidada a participar de processos de concorrência, desde que cumpridos os requisitos técnicos e financeiros necessários.

“Um dos compromissos assumidos pela Suzano é a contratação de fornecedores locais, dentro das mesmas condições de competitividade das empresas que não atuam no Estado, mas dando prioridade a fornecedores locais, sejam eles grandes empresas, pequenas, na área de alimentos, construção civil e uma série de outros serviços”, apontou o secretário Jaime Verruck.

A medida atende ao compromisso da Suzano firmado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) para que sejam contratados o máximo possível de fornecedores locais para a execução da obra.

“É importante fazer o pré-cadastro, por isso chamamos a atenção dos pequenos, médios e grandes empresários de Mato Grosso do Sul, que tenham interesse em oferecer produtos ou serviços para a Suzano: façam o cadastro do Projeto Cerrado. Dessa forma, iremos gerar mais empregos no Estado”, destacou Jaime Verruck.

Durante a construção, a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo deve gerar cerca de 10 mil empregos diretos no pico da obra, além de milhares de empregos indiretos em toda a região. Esse cenário positivo proporcionará aquecimento na economia regional, com a movimentação em diversos setores.

“Este é um momento de planejamento para o empresariado e comerciantes de toda a região. O projeto trará uma relevante contribuição na geração de renda e emprego, favorecendo o crescimento econômico do município e demais cidades do estado”, explica Maurício Miranda.

Projeto Cerrado 

A Suzano anunciou recentemente a  construção de uma nova fábrica de produção de celulose, sendo a maior linha única de produção de celulose do mundo.

A iniciativa foi batizada de “Projeto Cerrado”, em referência à sua localização geográfica em Mato Grosso do Sul.

Com investimentos de R$ 14,7 bilhões, a estimativa é gerar 13 mil empregos desde a fase de construção até o funcionamento do núcleo industrial.

A fábrica com capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano será construída no município de Ribas do Rio Pardo, a 100 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

A Suzano estima que a produção seja iniciada até o fim do primeiro trimestre de 2024.

A fábrica amplia em aproximadamente 20% a atual capacidade de produção de celulose da Suzano, de 10,9 milhões de toneladas.

 

*Correio do Estado – Rafaela Moreira