Secretário Jaime Verruck e prefeito Cleverson Alves destacam projetos de desenvolvimento de empregos em Costa Rica
No último sábado (12), o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esteve em Costa Rica. Junto com o prefeito Cleverson Alves, foram destacados os projetos de desenvolvimento de empregos em Costa Rica. Dentre os projetos, estão os incentivos para novas empresas se instalarem na cidade e o investimento em turismo do município.
O secretário esteve em Costa Rica para observar o município. Em dois dias, sexta (10) e sábado (11), ele conheceu detalhes da cidade e confirmou que existe grande potencial econômico no município. Assim, sábado pela manhã foi entregue um veículo semi novo, Palio Weekend Branco, para ser utilizado pela Subsecretaria de Desenvolvimento de Costa Rica.
Além do secretário e prefeito de Costa Rica, estiveram presentes o vice-prefeito Roni Cota e vereadores. Dos parlamentares, estavam no evento: Juvenal Da Farmácia, Adair Tiago, Evaldo Paulino, Manuelina Martins, Rosangela Marçal. Além de Secretários e Subsecretários, representante do Imasul, e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Pedroso.
Na ocasião, o prefeito destacou que Costa Rica possui vários projetos de incentivo e geração de empregos e rendas. “A Rica Trama, é um projeto que a gente quer desenvolver o mercado de trabalho da mulher, estamos com vários projetos para gerar oportunidade de renda para as mulheres de Costa Rica”.
Também existe um projeto para empresários durante o momento crítico da pandemia. Ao MS Todo Dia, Cleverson disse que “sabemos que a pandemia tem atingido vários empreendimentos pelo Brasil e pelo mundo, em especial tem atingido o pequeno empresário. Nós aprovamos agora na Câmara de Vereadores o projeto crédito fácil, claro é pouco, mas é assim para tentar ajudar esse pequeno empreendedor”.
Ele explicou que a prefeitura vai fazer o convênio com os bancos e instituições financeiras do município, essas instituições financeiras vão abrir um crédito para esses pequenos empresários que queiram e que estejam precisando, de até R$ 15.000. E o empresário vai ter uma carência de um ano para começar a pagar a primeira parcela da despesa ou custo de juros, e desse um ano quem vai custear é a prefeitura.
“A gente acredita que nesse um ano a pandemia já tenha passado, e daí em diante ele começa a pagar as parcelas e nesse um ano ele não vai ter nenhum juros sobre esse valor, quem vai custear as despesas será a prefeitura de Costa Rica”, disse o prefeito.
Um projeto também deve ajudar quem busca o primeiro emprego. “Aprovamos o projeto carteira assinada objetivo desse projeto dá oportunidade de emprego àquelas pessoas que nunca tiveram carteira assinada e que sempre se esbarram naquela questão lá você não tem experiência”, disse.
Assim, ele disse que os empresários de Costa Rica que contratarem a pessoa que vai ser sua primeira carteira assinada, a prefeitura vai custear a metade do salário por quatro meses, para qualquer pessoa que ainda não trabalhou de carteira assinada. “E a empresa que assinar carteira dessa pessoa, a prefeitura vai custear a metade do salário que tem em 4 meses. A finalidade é primeiro aquecer o mercado, dá oportunidade para as novas pessoas no mercado de trabalho e gerar a experiência”, detalhou.
Turismo na cidade
Assim, no ritmo de investimentos e geração de empregos, o secretário Jaime disse que Costa Rica tem grande potencial para turismo e detalhou os planos do governo para a cidade. “Ontem nós tivemos aqui já na região toda junto com a vice-presidente da Caixa, nós estamos trabalhando no projeto de recuperação de áreas próximo ao parque Taquari. Nós também temos uma um projeto de fazer concessão desse parque, então hoje o BNDES está fazendo o estudo de concessão”, adiantou ao MS Todo Dia.
“E quando a gente fala em concessão, nós estamos falando é de uso público desse parque, para que a gente possa ter atrativos e que turistas possam vir a Costa Rica, e Alcinópolis e frequentar esse parque. Então esse é um projeto para o próximo ano, a gente acredita que dinamiza muito a região aqui”, disse. Ele destacou que a cidade poderia gerar muitos empregos com a concessão e investimento em turismo.
“O prefeito Cleverson também tem destacado muito isso é questão de turismo, que é uma das opções para Costa Rica, nós temos aqui beleza naturais excepcionais. Então a gente tem que focar e realmente o prefeito acabou de me comunicar está fazendo o desenvolvimento de um plano de turismo aqui para o município”, disse. Sobre a economia que o projeto pode gerar ao município, ele disse que “esse é um ponto que nós não podemos perder de referência, turismo gera muito emprego gera muita renda. Um outro ponto que desde antes de assumir, o prefeito tem conversado com a gente, é exatamente a necessidade constante de emprego”.
Ele disse que por mais que Costa Rica seja destacada como uma das principais cidades do Estado, faz parte da qualidade de vida, um dos pontos fundamentais é a questão do emprego. “Então nós vamos trabalhar junto com a prefeitura para buscar empreendimentos para cá. Uma iniciativa que já iniciou a questão da suinocultura, é importante, porque ela traz uma nova atividade”, lembrou.
“Então estamos trabalhando junto com Alberto junto com toda a equipe para eles trazer e consolidar os projetos suinocultura e também na questão de atrair empresas para cá. Eu acredito que essa região toda aqui pela proximidade de Goiás, Mato Grosso pela disponibilidade de matéria-prima que tem aqui, ela tem grande potencial”, detalhou.
Ele disse ainda que o prefeito já havia autorizado a atração de empresas e emprego. “Nós não temos esse momento ainda nem uma empresa pronta para vir para cá, mas nós temos uma série de projetos já conversados que podem vir para cá. O prefeito já se colocou para disponibilizar a área para essas empresas com incentivo fiscal, que nós temos no estado”, finalizou.
Visita de secretários e Governador
O prefeito Cleverson destacou que “fazendo análise, nunca a gente teve tantas visitas de governo de estado e de secretários a um município quanto nós estamos tendo agora. “Então para a gente ver de muito importante, uma coisa é o secretário saber que Costa Rica tem um potencial, outra coisa é ele vir pelo desenvolvimento e fazer como fez uma caminhada pela cidade inteira. Ele comentou que viu a quantidade de terra que temos, exatamente Jaime Verruck”, destacou.
O prefeito disse que o secretário “é uma pessoa que tem um normal muito grande aí tem uma capacidade muito grande e um conhecimento no setor é gigantesco, é uma pessoa que antes de ser secretário, era consultor de negócios no estado e no Brasil”. Cleverson disse ainda que “às vezes o cara acha que é só uma propaganda do prefeito né, agora quando ele vem aqui no município ele ver, como ele comentou ontem, nós temos muita terra aqui que outras regiões não tem mais, é muita terra que pode ser melhor aproveitada para nós”, disse. Por fim, considera que as visitas são “muito importantes agora para o município”.
No evento, ao MS Todo Dia, o vice-prefeito Roni Cota lembrou que “o secretário de desenvolvimento do Estado de MS é uma figura muito importante para a geração de emprego não só aqui em Costa Rica, mas em todo o estado de Mato Grosso do Sul”.
Assim, disse que “com apoio do nosso secretário desenvolvimento no estado, a gente acredita que o município através de suas potencialidades, pode muito evoluir na questão da geração de emprego”. Então, ele disse que a gestão poderá dar “continuidade nos nossos trabalhos para o desenvolvimento e o bem-estar da nossa população”.
Já o vereador Juvenal Da Farmácia disse que “fica animado quando o secretário fala que vai ajudar o município, vai abrir as portas do município para o país investidor”. Ele acredita que a visita pode incentivar o turismo. Ele lembrou que infelizmente é uma área que “está parada por conta da pandemia, mas a gente fica satisfeito e acredito que vai dar certo”.
Carro entregue pelo secretário da Semagro.
Fonte: MS Todo Dia