A cidade de Chapadão do Céu sofreu um aumento na contaminação por Covid-19 em 300%, em 15 dias e a indiferença da população em relação ao contágio leva autoridades locais a tomarem decisão de aumentar a fiscalização e usar os rigores da lei para punir infratores.
Em uma live, apresentada ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura de Chapadão do Céu, na semana passada, a Secretária Municipal de Saúde Verônica Savatin Wottrich falou da preocupação da Prefeitura e das providências que estão sendo tomadas para intensificar o atendimento aos pacientes que procuram tratamento na Unidade Sentinela.
Verônica lembrou que a população tem conhecimento do que vem ocorrendo, demonstrada em comentários nas redes sociais. Mesmo com todo esforço da Prefeitura para manter e melhorar o atendimento a todos, ocorreu o aumento dos casos. O elevado percentual de contaminação em tão pouco tempo, sobrecarrega qualquer sistema de saúde.
O apelo à população é que; aqueles que foram contaminados, cumpram a quarentena, informe as pessoas que tiveram contato nos últimos dias, os demais ao seu convívio, para que procurem a Unidade Sentinela, caso sintam algum dos sintomas da contaminação, sob pena de serem responsabilidades criminalmente.
Diante da grande demanda de atendimento, a Secretária Verônica pede aos pacientes que tenham calma e respeitem o esforço dos profissionais de saúde que estão se desdobrando para prestar o melhor atendimento.
Segundo o Prefeito Eduardo P. Peixoto, durante a live disse que o motivo do que está ocorrendo pode ser geométrica, ou seja, com mais pessoas contaminadas, maior é a proliferação e ainda, pode estar ocorrendo a falsa sensação de segurança de que não se transmite devido a chegada da vacina.
Ocorre que a vacinação está apenas no início, menos de 10% da população já se vacinaram com as duas doses, os demais, 90% estão contraindo e transmitindo o Covid-19.
Peixoto disse que existem várias medidas que pode ser tomada no âmbito municipal, umas amenas e outras muito amargas. Essas últimas ele disse que não gostaria de adotá-las, o que poderia prejudicar sobremaneira a economia e a vida de todos em Chapadão do Céu.
O Prefeito fez um apelo para que as pessoas evitem aglomerações, usem máscara e álcool gel para higienizar as mãos. Para o bem da maioria, provavelmente as autoridades administrativas e policiais terão que punir severamente aqueles que não cumprem as determinações, o que não é o desejo da administração municipal.
O Comandante da Polícia Militar em Chapadão do Céu, 1º Sargento PM Gutemberg Bezerra Moraes lembrou que a desobediência do determinado pelo poder público, em locais públicos incide-se em crime contra a ordem pública, previsto no Código Penal Brasileiro, ou seja pessoas sujeitas às punições com aos rigores da lei.
No Boletim Epidemiológico da Covid-19, publicado no dia 01 de junho, Chapadão do Céu registrava 1.467 pessoas contaminadas, com 08 hospitalizadas, 103 casos monitorados, 66 suspeitos. Desde o início da pandemia, em 2020, o Município registra 23 óbitos em função da contaminação pelo coronavírus.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)