Programa Produzir Mais em Figueirão atende pequenos criadores com inseminação de 200 vacas

Onze produtores rurais dedicados à agricultura familiar se inscreveram gratuitamente no Programa Produzir Mais, e passaram a inseminar suas vacas com sêmen de touros das raças Girolando e Holandês, com a finalidade de aumentar a qualidade e quantidade do leite produzido. Até o último mês de 2015 cerca 70 Inseminações Artificiais por Tempo Fixo (IATF) foram realizadas e outras 130 estarão completas em janeiro, somando 200 protocolos em dois meses, nas propriedades inscritas,  segundo a Prefeitura Municipal de Figueirão, idealizadora do Programa.

Entre os participantes do Produzir Mais estão integrantes da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Quilombola de Santa Tereza (Amprust), grupo que produz 120 mil litros de leite por mês, que objetivam, já em 2016, criar uma microindústria leiteira, que manterá toda a produção no mercado local. “Existe uma série de fatores que podem valorizar nossa produção, desde uma avaliação própria da qualidade do leite, até o investimento em genética, como é o objetivo do Produzir Mais. Mas queremos mesmo relacionar esse investimento, com a criação de uma indústria, assim poderemos empacotar o leite e beneficiar nossa própria população”, afirma o presidente da Associação, Carlos Adriano Cardoso Carneiro.

Para o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, não basta oferecer a genética. “Posteriormente à inseminação nossa equipe acompanhará o desenvolvimento do plantel e o impacto na produção leiteira, mensurando em planilhas os reais resultados da iniciativa. Levamos em consideração que os protocolos com touros das raças holandesa e girolando, o potencial de produção vai elevar, enquanto cuidamos das estratégias para viabilizar a indústria no município”, pontual Rosalin, que trabalhará junto com os criadores para tonar realidade a microindústria leiteira que beneficiará a região.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Fernando Barbosa Martins, a ação vai além do acréscimo à produção. “Com iniciativas como essa, entregamos a oportunidade aos pequenos produtores de melhorarem geneticamente seu rebanho, utilizando sêmen de touros conceituados, que além de aumentar a produção, vai gerar mais lucro, e possibilitará futura comercialização de animais com valor agregado, estimulando mais renda à propriedade”, declara, ao sinalizar que os criadores só serão beneficiados mediante a inscrição na secretaria de agricultura do município.

 

 

Fonte: Assessoria Prefeitura