Fundação Chapadão – Práticas agrícolas adequadas para cada tipo de solo são evidenciadas em ano de La Ñina

Concluídos os experimentos de soja, safra 2020/2021 pela Fundação Chapadão. Os resultados serão em breve apresentados aos associados.

Segundo o Pesquisador da Fundação Chapadão, Dr. Jefferson Luis Anselmo, neste ano agrícola que se finda foram cultivadas em condições de campo 60 variedades, em Chapadão do Sul, Chapadão do Céu, Costa Rica/Baús, Paraíso das Águas, Paranaíba e Alcinópolis.

O clima neste ano foi severo com a falta de chuvas, o que prejudicou a performance das variedades de ciclo mais tardio em solos arenosos, mesmo protelando a semeadura em torno de 15 dias. Já em solos argilosos a produtividade ficou dentro das expectativas.

Em anos de La Ñina, evidencia maiores períodos de estiagem, principalmente no centro-sul do país, ocasionando maiores perdas de produtividade. Para atenuar essas perdas, algumas práticas agrícolas como: Rotação de culturas e formação de palhadas; Integração Lavoura-pecuária; Correção do solo em tempo adequado, adubação equilibrada; escolha de cultivares adaptadas pra cada região e manejo adequado da cultura são primordiais para o sucesso da atividade. Evidenciando as suas importâncias nesse ano atípico.

Os resultados estão sendo finalizados e serão disponibilizados em reunião com os associados nos próximos dias, com apresentação das melhores variedades a serem cultivadas nos diversos ambientes de produção.

A Fundação Chapadão trabalha no desenvolvimento técnico científico, voltado ao incremento da produção agropecuária e se tornou reconhecida como a principal empresa de pesquisa, difusão e inovação para a agropecuária da região dos chapadões, expandindo cada vez mais o seu campo de atuação.

Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Chapadão