Um dos momentos mais aguardados dos torcedores do CREC (Costa Rica Esporte Clube) teve seu desfecho na tarde deste domingo (23), no Estádio Laertão. Após 17 anos de fundação, o time finalmente levantou a taça do campeonato estadual e encerrou sua participação na competição com vitória, ao bater o União ABC por 2 a 0.
Com uma trajetória ímpar pelo campeonato em ambas as fases, o CREC não teve dificuldades e resolveu a última partida logo no primeiro tempo, com um gol de Cromado aos 14 minutos, e outro de Douglas Alemão, aos 21.
A entrega da taça e das medalhas foram feitas pelo prefeito, Cleverson Alves dos Santos, o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Esporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Marcelo Ferreira Miranda, pelo presidente da Câmara Municipal, Averaldo Barbosa, pelo diretor-presidente do CREC, Melquior Battisti, e pelo secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Jesus Baird.
“O esporte gera inclusão social e saúde. O que fazemos pelo esporte não é custo, é investimento, ele gera oportunidades e essa que demos aos nossos jovens atletas locais, que compuseram quase metade do elenco do CREC e essa simbiose, de trazer o corpo da nossa cidade com jogadores que vieram de fora deu muito certo e aí o resultado não podia ser outro, Costa Rica campeão estadual de 2001, levando o nome da nossa cidade em todos os cantos do país”, disse o prefeito Cleverson, ao parabenizar a equipe pela vitória.
O diretor-presidente da Fundesporte, destacou o merecimento do CREC ao se consagrar o grande campeão da competição. “É um campeão com mérito, com uma trajetória brilhante dentro da competição e com futebol bem jogado, resultado de todo um trabalho administrativo com seriedade da diretoria. Sem dúvidas, é sempre muito bom ter um campeão inédito, aumentando a competitividade e quem ganha é o campeonato. Conte com o governo do Estado. O Governador Reinaldo Azambuja mandou que eu trouxesse um abraço a todos e reforçar o compromisso de apoio à Costa Rica e ao esporte dessa cidade maravilhosa”, ressaltou Marcelo Miranda.
Em seu discurso o presidente da Câmara relembrou que o primeiro projeto que a Casa aprovou em 2021 foi o repasse para o CREC, reafirmando a crença de que o time seria campeão.
“O Legislativo sempre acreditou que o CREC um dia seria campeão, portanto nosso agradecimento a todos os colegas vereadores que, mesmo no recesso, se reuniram para uma votação unânime, onde aprovamos o repasse para o time fazendo com que o CREC participasse do campeonato. Faço também referência a Luís Yamashita que acreditou que um dia poderíamos ser campeões estaduais, e hoje esse dia chegou” destacou Averaldo Barbosa.
Com o resultado positivo, o CREC, agora líder na elite do futebol sul-mato-grossense, pode disputar em 2022 competições nacionais como o Campeonato Brasileiro – Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, além do próprio campeonato sul-mato-grossense de 2022.
HISTÓRIA
O CREC (Costa Rica Esporte Clube) ou Cobra do Norte como também ficou conhecido, é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Costa Rica, no estado de Mato Grosso do Sul. Fundado no dia 2 de dezembro de 2004, é um dos clubes mais jovens do estado, e possui uma das melhores estruturas da região.
Suas cores do uniforme são azul e branca e seu mascote é a Cobra.
O CREC subiu para a primeira divisão do estadual em 2007, e tinha como melhor colocação um 3º lugar. Agora em 2021 se consagra campeão do Sul-Mato-Grossense pela primeira vez.