4ª Companhia Independente de Polícia Militar alerta usuário sobre risco de clonagem de aplicativo e aplicação de golpes

A Polícia Militar alerta a população sobre os golpes virtuais que estão se tornando frequentes em nossa região: Costa Rica, Figueirão, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas. Entre os crimes mais praticados está o golpe do WhatsApp clonado.
Para aplicar o golpe, os criminosos se utilizam de sites de compra e venda de produtos na internet. Ao terem acesso ao anúncio e os números de telefones das vítimas, os autores se passam por funcionários desses sites e solicitam um código para ativar o anúncio.
Esse código é uma verificação do WhatsApp dele, nesse momento o aplicativo é clonado e o golpista tem acesso à lista de contatos, passando a pedir dinheiro emprestado aos familiares e amigos da vítima.
Outro golpe tentado, por meio do aplicativo WhatsApp, é a cobrança de aluguel. O golpista obtém o número por meio da internet e mantém contato com a eventual vítima, tentando dissuadir solicitando que efetue o pagamento do aluguel de determinado imóvel.
A Polícia Militar orienta que não forneça código pra ninguém, por mais que você acredite que seja alguma instituição importante ou empresa que você confie. Não repasse nenhuma informação antes de verificar de fato se a mensagem ou a ligação é confiável.

Assessoria de Comunicação 4ª CIPM