Costa Rica: Pessoas com comorbidades de 40 anos acima e profissionais da Educação de 45 anos acima começam a ser vacinados contra a Covid
A partir desta sexta-feira (7), o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia a vacinação contra Covid-19 em profissionais da Educação na ativa de 45 anos acima e pessoas com comorbidades de 40 anos acima.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, além da ampliação da faixa etária destes dois grupos, a imunização segue para pessoas acima de 18 anos portadores de síndrome de down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, obesidade mórbida (Índice de Massa Corpórea acima de 40) e as com deficiências permanentes que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar ou com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Com exceção dos profissionais da Educação que serão imunizados na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), as demais pessoas dos grupos prioritários serão imunizadas nas Unidades de Saúde.
Para imunização é obrigatório apresentar Cartão do SUS (Sistema único de Saúde), documentos pessoais e laudo médico quando for o caso.
Vacinômetro
Até esta sexta-feira, Costa Rica recebeu 5.968 doses de vacina. Deste total 5.701 doses já foram aplicadas, sendo 4.098 na primeira dose e 1.603 na segunda.
Com esse npumero, o município chega a 19,38% de vacinados em relação a população estimada de Costa Rica, conforme dados do DATASUL-MS.