Vereadora Manuelina pede atendimento multiprofissional para pessoas que foram contaminadas pela covid-19
Durante a sessão ordinária, a vereadora vice-presidente, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a professora Me. Manuelina (MDB), promoveu indicação para que o governo municipal de Costa Rica, recomendando o atendimento de uma equipe multiprofissional para tratamento de doenças psicossomáticas às pessoas que já foram contaminadas pela covid-19 e seus familiares.
Segundo a vereadora, foram realizadas no Brasil diversas pesquisas que comprovam que devido a pandemia do novo coronavírus houve um agravamento do quadro de saúde mental dos pacientes e seus familiares.
“Como medidas de proteção, é importante o trabalho de uma equipe multiprofissional com psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e outros para o tratamento de doenças psicossomáticas, que agravam as doenças pré-existentes decorrente das preocupações, ansiedade, depressão, baixa imunidade, negatividade, pessimismo, stress, aflição, abalo emocional, dentre outros”.
A vereadora complementa a justificativa da indicação fazendo uma comparação com as últimas perdas para o Covid-19 no município, pessoas jovens.
“Perder um filho vemos como o inverso do ciclo da vida. Sentimos que o normal do curso, é o filho enterrar o pai, por questões de idade. A proposta é justamente providenciar uma equipe para acolher esses familiares, dar esse socorro as pessoas que precisam essa mão do município para minimizar essa angústia e dor”, finalizou a vereadora.
A indicação n° 97 foi apresentada e aprovada pela Casa de Leis, na segunda-feira (03), durante a 8ª sessão ordinária, e foi encaminhada ao prefeito Cleverson Alves dos Santos, ao secretário municipal de Saúde Jesus Queiroz Baird, e a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS