Ministério da Saúde ressalta que municípios devem concluir atuais grupos prioritários antes de iniciar próximos

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, informa a população que o Ministério da Saúde informou aos Estados e Municípios uma nova orientação referente a campanha de Vacinação dos grupos prioritários para imunização contra o covid-19.

Nesta nova recomendação, o Ministério da Saúde aponta para que sejam priorizados a vacinação completa, D1 e D2, dos idosos acima de 60 anos, antes que inicie a vacinação de pessoas com morbidades.

A circular informa que “em seguimento à vacinação dos grupos de maior risco e vulnerabilidades, esclarece-se que as localidades que alcançarem a vacinação do grupo vigente poderão avançar na vacinação dos grupos subsequentes, desde que assegurada a vacinação em esquema completo (D1 e D2) conforme as distribuições das doses de vacinas pelo Ministério da Saúde. Na identificação de doses remanescentes pelos municípios recomenda-se iniciar a vacinação do grupo sequente sem prejuízos ao ordenamento estabelecido no PNO”.

Assim, municípios terão que concluir os grupos que já foram iniciados: idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais de segurança pública e salvamento. Depois que concluir essa parte da população com D1 e D2 será iniciado um novo grupo: Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade; Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade; Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Por isso, se você se encaixa em um desses grupos, faça seu cadastro no site da Prefeitura clicando aqui e também não esqueça de atualizar seus dados na ESF mais próxima da sua residência.

 

 

*Assessoria de Imprensa