Promotora Drª Fernanda recebeu Moção de Congratulações da Assembleia

A promotora de justiça ambiental de Chapadão do Sul, Fernanda Proença de Azambuja, recebeu, através da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma moção de congratulação por conta do projeto ‘Preservágua’.

O Projeto Preservágua tem como principal objetivo monitorar as nascentes e as áreas de Preservação Permanente (APPs) das regiões dos Municípios de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas, bem como conscientizar a população local.

De acordo com Fernanda, a moção enviada no último dia 22 de março, através do deputado  Estadual Renato Câmara, responsável pelo envio da congratulação que foi uma forma de “parabenizar o trabalho que a promotora Fernanda Azambuja desenvolveu no projeto”.

“Esse trabalho é importante não somente para Chapadão do Sul, mas para todas as futuras gerações de Mato Grosso do Sul”, complementou o deputado foi recebida com surpresa e “muita honra, sobre tudo por conta dos resultados que tivemos”,

O Projeto Preservágua tem como principal objetivo monitorar as nascentes e as áreas de Preservação Permanente (APPs) das regiões dos Municípios de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas, bem como conscientizar a população local.

A principal conclusão desse projeto pioneiro foi a preocupação da classe produtiva com o meio ambiente. A consciência ambiental no agronegócio tem sido uma realidade local. “O fato de o MPMS não agir apenas de forma punitiva, mas de buscar soluções conjuntas vai incentivar boas práticas ambientas, como a implantação de mecanismos de política de preservação para as novas gerações, o que agrega valor ao agronegócio de forma sustentável”, ressalta a Promotora.

O trabalho de identificação e monitoramento das nascentes em Paraíso das Águas e Chapadão do Sul teve início no ano passado, após severa crise hídrica no Centro-Oeste. As ações técnicas foram documentadas nas vistorias em propriedades rurais, através de imagens e vídeos produzidos com uso de drone.

Concluído o levantamento no território de Chapadão do Sul, apurou-se que das 143 nascentes existentes, apenas 14 apresentam desconformidades ambientais, as quais passaram a ser objeto de inquérito civil no âmbito da 2ª Promotoria. O índice de regularidade de 90% das nascentes foi considerado excelente, sobretudo porque atingido sem prévia fiscalização ou cobrança específica nesse sentido.