Condomínio Suinícola de Costa Rica e Cooperativa firmam parceria que deve gerar 40 empregos

Com o objetivo de fortalecer a suinocultura em Costa Rica, nesta segunda-feira (26) o Condomínio Suinícola do município firmou uma parceria com a Cooasgo (Cooperativa de São Gabriel do Oeste) para a compra de leitões.

Conforme o subsecretário de Agricultura e Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, na reunião ficou definido que a Cooasgo vai fornecer matrizes por comodato, os leitões serão entregues com 28 dias e a ração será produzida em Costa Rica. O investimento dos produtores rurais será de R$ 40 milhões, sendo R$ 20 milhões na primeira fase da produção e o restante na segunda fase.

Ainda segundo o subsecretário, nesta 1ª fase serão gerados 18 empregos diretos, e na 2ª mais 22 empregos. “É um novo passo para Costa Rica. Isso vai alavancar o crescimento industrial na cadeia alimentícia, gerando emprego e renda, além de abrir portas futuras para implantação da avicultura e piscicultura em nosso município” destacou Roberto.

Para o assessor técnico, Juraci Strieder, a suinocultura abre diversas oportunidades para a população, principalmente o pequeno e médio produtor.

“Acredito que seja uma oportunidade futura de uma difusão de suinocultura a nível municipal na industrialização e terminação do suíno. O segmento pode ser opção de renda para pequenos e médios produtores, inclusive no aproveitamento de dejetos para enriquecer o solo” avaliou Strieder.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou que a parceria vai impulsionar a suinocultura em Costa Rica. “A suinocultura brasileira está posicionada entre as cadeias produtivas mais avançadas do mundo. Apresenta-se como um setor de grande capacidade empregadora e de geração de renda, ocupando posição de destaque no desenvolvimento econômico e pode impulsionar outros setores, beneficiando a população costarriquense” concluiu o gestor.

Fonte: Assecom