Durante a sessão ordinária, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PL), apresentou indicação ao Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, e ao Secretário de Estado de Saúde, GERALDO RESENDE PEREIRA, recomendando estudos e viabilização no sentido de instalar uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município.
Segundo a vereadora, a instalação de referida unidade somente é realizada em cidades que tem mais de cem mil habitantes, porém, somando com os municípios vizinhos Costa Rica poderia ser sede para futura instalação.
“Podemos citar como exemplo o município de São Gabriel do Oeste, que com 25 mil habitantes possui SAMU e o município de Rio Verde de Mato Grosso do Sul que também possui a unidade, sendo que tem uma população menor que Costa Rica”, explica Rosângela.
Conforme consta na justificativa da proposta da vereadora, na região onde está situado Costa Rica há várias indústrias que empregam muitas pessoas, como Atvos, IACO e outras de portes menores.
“Uma unidade do SAMU em nosso município vai atender as pessoas da região. Muitas vidas poderão ser salvas se o atendimento médico for realizado no menor espaço de tempo possível e com equipamentos próprios para a realização do socorro”, finaliza a vereadora.
A indicação n° 83 foi apresentada e aprovada pela Casa de Leis, durante a 7ª sessão ordinária.
Informações:
Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Costa Rica-MS