Mesmo sem aprovação da Anvisa, Azambuja diz que não vai desistir da Sputnik V
Sem a aprovação da compra emergencial da vacina Russa Sputnik V, Mato Grosso do Sul teve os planos frustrados na tarde de ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Nesta terça-feira (27), o governador de Mato Grosso do Sul se posicionou e disse que não vai desistir da compra dos imunizantes.
“Ainda acredito numa decisão favorável para a importação da Sputnik V”, disse Reinaldo Azambuja após negativa da Anvisa para a liberação do medicamento russo.
“Não vamos desistir da compra da vacina que garante a imunização da população sul-mato-grossense”,completou o governador.
No início da noite de ontem, integrantes da Agência se reuniram para analisar o pedido feito pelo Maranhão e referendado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
A equipe técnica, porém, recomendou negar o pedido de importação da vacina em questão.
Mesmo com o posicionamento do órgão, Azambuja defende a vinda do imunizante. “Desta forma os estados vão conseguir encurtar o caminho da vacina para a população. Temos dinheiro em caixa que garante a compra de dois milhões de doses da vacina para a população sul-mato-grossense”, completou.
Mato Grosso do Sul tem em caixa R$ 2 milhões de recurso próprio para a compra do imunizante, se possível, então, acelerar a vacinação no Estado A expectativa era que a assinatura da compra fosse feita ainda esta semana, caso houvesse a aprovação da Anvisa.
“Com a vacina no braço das pessoas, a economia volta a crescer, é um efeito cascata e não vamos desistir de fazer prevalecer o direito do sul-mato-grossense de ir e vir com segurança”, assegura Reinaldo.
*Correio do Estado, Beatriz Magalhães