Câmara de Chapadão do Sul devolverá 1,5 milhões de reais para investimentos em Saúde e Assistência Social
Depois de várias tratativas com o executivo sobre o destino dos recursos provenientes da devolução do duodécimo da Câmara Municipal que é feita anualmente e, diante do agravamento da pandemia do COVID-19 em Chapadão do Sul com o aumento de casos no município, o Poder Legislativo de Chapadão do Sul resolveu que fará a devolução de um milhão e meio de reais para a Prefeitura Municipal, que será investido no enfrentamento da pandemia no município.
As discussões acerca do destino final do duodécimo já vinham sendo discutidas desde o início do ano, inclusive vários vereadores já haviam feito apontamentos sobre onde o valor deveria ser aplicado, porém grande parte dos vereadores acreditam que o investimento em saúde e assistência social seja o mais prudente no momento.
Parte dos recursos devolvidos pela Câmara serão aplicados na aquisição de equipamentos para a implantação de mais dois leitos de UTI para o Hospital Municipal, de forma que a saúde de Chapadão do Sul esteja ainda mais preparada para o atendimento aos pacientes de nosso município. Com este aporte financeiro, o município aumenta as suas vagas de UTIs e garante mais atendimento de saúde à população.
O executivo ainda não definiu quais ações específicas que fará com o saldo restante do recurso e onde será diretamente aplicado, mas garante que o valor será utilizado de forma integral para ações de enfrentamento à pandemia do COVID-19 e será utilizado de forma gradativa durante todo o ano de 2021.
Outra demanda levantada pelo executivo é a possibilidade do uso dos recursos na Assistência Social, promovendo ações de apoio às famílias mais necessitadas do município, seja com a destinação de cestas básicas e/ou outras ações que ajudem as famílias carentes de Chapadão do Sul.
Para os vereadores, a devolução de recursos para o fortalecimento da saúde do município e na Assistência Social é de suma importância, uma vez que no momento atual, todo e qualquer apoio ao enfrentamento da pandemia é necessário.
Vale ressaltar que em um primeiro momento o executivo realizará as ações com recursos próprios e que a Câmara fará a devolução integral do valor ao fim de 2021 e que todas as ações executadas com os valores devolvidos pela câmara terão acompanhamento dos vereadores.
*Assessoria de Imprensa