Os Vereadores de Chapadão do Sul reuniram-se na última segunda-feira com representantes da ONG Mundo Vira Lata, a fim de ouvir as reivindicações da ONG que atua há mais de três anos em nosso município em prol da causa animal. Representando a ONG, estiveram presentes na reunião, a Presidente Sra. Jaqueline Webber Sponchiado, a voluntária Sra. Rita de Cássia Boeno e a Sra. Ana Victoria Garcia, membro do Conselho Fiscal que apresentaram vários dados a respeito do trabalho desempenhado pela ONG no município nos últimos anos.
Um dado importante e que chamou atenção dos vereadores foi o valor gasto com tratamento de animais resgatados, segundo levantamento, o valor desembolsado soma R$ 516.340,51 com tratamento veterinário para os animais resgatados, isso sem contar os custos de manutenção mensais do canil mantido pela ONG.
Em conversa com os vereadores, a Presidente Jaqueline reforçou a necessidade de uma parceria com o poder público para suprir os custos da ONG, que atualmente tem um gasto fixo de aproximadamente 20 mil reais por mês com médico veterinário, tratador, água, luz, rações e medicamentos para os animais. Atualmente este custo é mantido com ações beneficentes realizadas pelos membros da ONG, além de doações de empresas e pessoas físicas parceiras da entidade.
Com foco na redução de animais abandonados, a ONG vê na castração dos animais uma possível solução para o problema, mesmo que a longo prazo. Para Jaqueline, em todos os locais onde houve a castração como forma de controle, o resultado foi animador. Citou inclusive o caso da Holanda que com um programa de castração e vacinação de animais de rua, foi um primeiro país do mundo a não ter mais cães abandonados.
Para as membros da ONG, esta não é uma realidade exclusiva dos países de primeiro mundo, com políticas públicas eficazes e com trabalho bem feito, Chapadão do Sul também pode chegar a este índice, e é este o objetivo da ONG Mundo Vira Lata.
*Assessoria Câmara
Editado para correção do nome da ONG