Municípios de MS que não atualizarem dados de vacinas não vai receber novas doses
O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, fez nesta segunda-feira (19) um alerta aos municípios de Mato Grosso do Sul em relação a obrigatoriedade da atualização de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 nos sistemas federal (SI-PNI) e estadual (e-Vacine).
O secretário lembrou que é por meio do sistema federal que o Ministério da Saúde se baseia para a destinação de novos lotes de imunizantes aos estados. Ele advertiu que os municípios que não atualizarem essas informações não vão receber novas doses e antecipou que nesta quinta-feira (22), uma nova remessa pode chegar a Mato Grosso do Sul.
Em relação as 340 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” que o estado recebeu no sábado (17), Resende comentou que eles vão atender os hospitais por um período de 7 a 10 dias, que deve ser suficiente para a chegada dos medicamentos comprados pela própria secretaria estadual de Saúde (SES), pelos hospitais e também pelo Ministério da Saúde.
O secretário antecipou que nesta semana deve ser viabilizada com a doação de equipamentos pela empresa Suzano, de 10 novos leitos de terapia intensiva (UTI) em Dourados e mais 10 em Três Lagoas.
Ele disse que discute a abertura de mais 10 leitos de UTI em Campo Grande e apontou que com essas novas unidades, o estado chega ao seu limite e não tem mais como ampliar o número desses leitos.
Em relação aos dados da pandemia, Resende destacou a redução da taxa de contágio, que chegou a atingir 1,12 e nesta segunda caiu para 1,05. Lembrou que um bom sinal, mas que a meta é reduzir esse número para abaixo de 1.
Outros dados da pandemia
- Casos confirmados nesta segunda: 699
- Total de casos do estado: 237.714
- Mortes confirmadas nesta segunda: 31
- Total de mortes: 5.224
- Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 11.560
- Pacientes internados: 1.203
- Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS: 96%.
Fonte: G1 MS