O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), é um programa que tem como modelo o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado pela Polícia de Los Angeles (EUA). O PROERD é aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros.
O PROERD foi implantado em Mato Grosso do Sul em Junho de 1997, com 05 Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC. Atualmente conta com a atuação de 89 instrutores PM´s em 66 municípios do estado.
Na noite desta terça-feira (15), o município de Figueirão formou sua 1ª turma com 27 alunos. Participaram da solenidade o Prefeito Rogério Rosalin, o Major Mousse Untar Júnior, comandante da 4ª companhia independente da Polícia Militar de Chapadão do Sul, o escrivão Hélio Pereira de Deus, representando o Delegado de Polícia Civil de Camapuã, o Comandante da Polícia Militar de Figueirão, Hernandes do Carmo Ribeiro, A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Luciane Aimi Ramos e a Diretora da Escola Municipal, Professora Elenice de Fátima Custódio.
Na ocasião a Banda Municipal fez apresentações com músicas e ministrou o Hino Nacional e Hino de Mato Grosso do Sul.
Os formandos da 1ª turma do PROERD de Figueirão tiveram como instrutores a policial Joyce de Lima Barreto, o cabo Péricles, cabo Dieiny e o cabo Divanir.
A policial Joyce de Lima Barreto explicou que os alunos fazem diversas atividades envolvendo a prevenção das drogas.
“É um policial que vai fardado, usa arma e mostra às crianças que a população e polícia devem ser amigas. Aqui estão 27 formandos, mas atendi as 200 crianças da escola durante três meses”.
Ela completou dizendo que Figueirão não está livre das drogas, mas que com essas crianças o trabalho será bem mais fácil.
Dentre todas as atividades executadas, os formandos fizeram uma redação sobre o PROERD e de cada turma foram escolhidos os 3 melhores. Do 5º ano “A” em 1º lugar foi a aluna Beatriz Souza Cândido; 2º lugar foi Gabrielly Tomazini dos Santos; 3º lugar foi Hugo Manoel Paulo da Silva. Já do 5º ano “B” em 1º lugar foi Talia Farias de Almeida; 2º lugar foi João Vitor Guimarães da Silva e em 3º lugar foi Uriel Yoshioki Lopes Kaatsui.
O aluno do 5ºA Hugo Manoel Paulo da Silva gostou muito do projeto e explicou que todos que participaram do PROERD sabem o que as drogas fazem no corpo e sabem o que fazer para não entrar no mundo do crime.
Vanessa da Silva Santos é mãe de Hugo Manoel Paulo da Silva e contou que seu filho ficou apaixonado pelo projeto. “Ele melhorou a educação e até o modo de pensar sobre diversos assuntos”, declara.
Ela afirmou que com a vinda do projeto, as crianças passam a serem amigas da polícia e inimigas dos bandidos. O PROERD ajuda eles a não entrarem no mundo das drogas e do crime.
Na solenidade alguns figueirãoenses apoiaram o projeto e foram agraciados com o “Certificado Amigo do PROERD”: Paulo César da Silva; Professora Elenice de Fátima Custódio; Luciane Aimi Ramos; Professora Elena Maria de Oliveira; Professora Weslaine Oliveira Rodovalho; Cabo Hernandes do Carmo Ribeiro; Major Mousse Untar Júnior; João Roberto Baird e Rogério Rodrigues Rosalin.
O Major Mousse Untar Júnior salientou que o PROERD afasta as crianças das drogas e ensina elas a dizerem não a tudo o que não é bom. Ele fica feliz de saber que Figueirão agora tem o projeto.
O prefeito da cidade Rogério Rosalin ressaltou que as crianças ajudarão aos policiais a combater as drogas. “Se não tivesse uma policial mulher que se dedica e busca a qualidade ao extremo, não poderíamos ter o projeto na cidade. Outra importância é que a policial tem a formação do PROERD, então, ela pode passar tudo o que aprendeu para essas crianças”, finaliza.
Os alunos do 5º ano “A” entraram acompanhados pela Professora Helena Maria de Oliveira Amorim.
Beatriz Sousa Cândido
Edivaldo Rodrigues da Costa
Gabrielly Tomazini dos Santos
Hugo Manoel Paulo da Silva
Maykon Barbosa Furtado
Myrella de Lima e Souza
Rodolfo Ramos de Oliveira
Vitor Gabriel Oliveira de Lima
Weslley de Alencar Pinheiro
Weverton Fernandes da Silva
Os alunos do 5º ano “B” entraram acompanhados da Professora Weslaine Oliveira Rodovalho.
Anita Mendes da Silva
Bruna Beatris Andrade
Erivaldo Alphedo Araújo
Ilário Daniel Souza Duailibi
João Manoel Ferreira Amorim
João Vitor Guimarães da Silva
Kaio Diogo de Oliveira Carrijo
Karina Ferreira Jara Centurião
Marcos Vinicius do Rosário Matos
Samira Nascimento Silva
Sérgio Augusto Nogueira Lehmkuhl
Silvério Nogueira de Sousa Neto
Talia Faria de Almeida
Uriel Yoshioki Lopes Kaatsui
Yasmin Vitória de Castro
Yuri Lopes de Souza