Com o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus e a situação de emergência sanitária ocorrida em todo o País, a prefeitura de Costa Rica busca atenuar e se precaver para manter a rede de saúde do município.
Com o planejamento, estrutura e preparo, a Secretaria de Saúde de Costa Rica se empenha e busca ajuda em todas as esferas para que não falte equipamento, medicamentos e atendimento para a população.
Na semana passada chegaram a Costa Rica cinco respiradores através da Secretaria Estadual de Saúde. O secretário Geraldo Resende, que é médico de carreira, recebeu as solicitações do prefeito e providenciou a entrega o mais rápido possível. Nesta semana chegaram mais vacinas ao município e também há projetos de colaborações e estrutura da rede de saúde pública no município.
“Mesmo com as dificuldades que o País todo passa, se houver o monitoramento, cuidado e planejamento, podemos cuidar bem da população e buscar evitar o pior”, disse Resende ao prefeito. Ele também destacou a atuação do Estado na vacinação, tendo o melhor índice nacional. “Aqui nós enviamos as vacinas no mesmo momento em que elas chegam. Estamos nos destacando na vacinação por conta disto e da parceria dos municípios”, explicou.
Os respiradores são essenciais para garantir suporte no atendimento na UTI e a chegada dos equipamentos é fruto do trabalho dedicado que o secretário Geraldo Resende tem com o município de Costa Rica. Há previsão de entrega de mais equipamentos para reforçar a rede de saúde.
“Esse trabalho e parceria com o secretário Geraldo Resende demonstra a boa vontade do governo do Estado com Costa Rica e estamos aprimorando cada vez essa relação. Porém, não podemos tratar apenas a doença. Nossa meta é evitar que nossa população fique doente”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde Jesus Queiroz Baird apresentou, durante a reunião, o programa de aperfeiçoamento para o combate ao coronavírus e os resultados do plantão da vacina em Costa Rica. “A prefeitura e o governo do Estado estão trabalhando juntos para passarmos por esta crise juntos e sem grandes sequelas para nossa população. Estamos firmes neste propósito”, concluiu Baird.