Quando se anuncia a chegada de um bebê, imaginamos um lar, uma família e uma recepção estruturada para essa nova vida. No entanto, a realidade muitas vezes é completamente diferente principalmente para mulheres em vulnerabilidade social. Com o objetivo de garantir o acolhimento da mãe e do bebê, a primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, lançou o projeto Rede Cegonha.
Junto com sua equipe, a primeira-dama recebe essas gestantes, realiza a oitiva dos anseios dela e em seguida promove o trabalho de acolhimento e acompanhamento da gestação. O objetivo do Rede Cegonha é garantir de forma humanizada a qualidade de vida e bem-estar durante a gestação até a chegada do bebê.
“Muitas mulheres chegam até nós vulneráveis, sem condições psicológicas e financeiras, ou pedindo ajuda para o enxoval do bebê. A partir daí, realizamos o acolhimento da futura mamãe, falamos da importância de realizar o pré-natal e, com a ajuda dos parceiros do projeto, oferecemos todo suporte necessário que uma gestante precisa para ter um parto saudável sem qualquer tipo de intervenção” informou Márcia.
Conforme a primeira-dama, desde março o projeto já atendeu …. mulheres em Costa Rica.
*Assecom PMCR