Falta de documentação de clubes faz Federação adiar Campeonato Estadual

A primeira rodada do Campeonato Estadual de 2016 estava marcada para o último fim de semana de janeiro, mas o atraso na entrega de documentação de alguns clubes que vão disputar a competição fez com que a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) tomasse a decisão de adiar o início em duas semanas, com os primeiros jogos acontecendo nos dias 13 e 14 de fevereiro.

Esta terça-feira (15) seria o último dia para as equipes apresentarem os documentos necessários para a disputa e sete clubes estão com a situação legalizada. Novoperário, Costa Rica, Serc, Misto, Ivinhema, Águia Negra e Naviraiense estão com as certidões negativas em dia. Os dois últimos, inclusive, que ventilaram a possibilidade de não disputar a competição, não se manifestaram em relação a isso e devem ser confirmadas.

O problema está nos cinco clubes restantes. Comercial, Sete de Dourados, Corumbaense e os dois que subiram da Série B, Itaporã e Operário, ainda não apresentaram a Certidão Negativa de Débitos e, caso os prazos fossem mantidos, estariam fora da competição. Com o adiamento, os clubes ganham mais 14 dias para regularizarem a situação ou mesmo pedirem o afastamento sem sofrerem punição.

Fila

Caso alguma desistência seja confirmada, a lista de equipes que entram na Série A também sofreu baixas. Os primeiros da lista, Aquidauanense, Maracaju e Campo Grande, manifestaram o desejo de não jogar a primeira divisão em 2016. Assim, os próximos são a Pontaporanense e o Urso de Mundo Novo que, inclusive, já enviaram oficio à Federação se colocando à disposição. Guaicurus e União também estão aptos e poderiam ser chamados.