Costa Rica tem saldo positivo na gerações de emprego no mês de fevereiro
Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de fevereiro apontam expansão do emprego formal em Costa Rica. O CAGED foi criado pelo Governo Federal através da Lei 4.923/65 que institui o registro permanente de admissões e dispensa de empregados sobre o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
De acordo com o boletim, em Costa Rica foram admitidas 255 pessoas e 177 desligadas, gerando um saldo positivo de 78 postos de trabalhos. Os dados mostram que o saldo anual do município é de 151 postos.
Ainda segundo o CAGED, em Mato Grosso do Sul o crescimento foi de 7.054 postos de trabalho, equivalente a variação de 1,32% em relação ao estoque do mês anterior, resultado que coloca o estado em 12º lugar entre as unidades da federação na geração de empregos formais.
Em termos setoriais, os dados mostram que o melhor resultado foi o do Setor de Serviços (+3.233 postos de trabalho), seguido pelo Setor de Comércio (+1.652), Agropecuária (+943), Indústria (+715) e Construção (+511). Todos os setores apresentaram saldos positivos.
No acumulado dos últimos 12 meses, que engloba o período de março 2020 a fevereiro 2021, o MS ocupa o 11º lugar no país com um saldo de 15.940 empregos formais.
CAGED
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados serve como base para a elaboração de estudos pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.
O Boletim da Coordenadoria de Estudos e Pesquisas apresenta dados mensais sobre o desempenho do Estado na geração de postos de trabalho, tendo como fonte oficial de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. Quanto ao
desempenho das 33 Unidades de Atendimento da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul – FUNTRAB, a fonte oficial é a Base de Gestão de Mão de Obra – BGIMO.