Venda soja e segure milho: Recomendação continua
“Se você tem soja e milho ainda disponíveis, venda a soja e segure o milho, que tem maior potencial de alta a curto e médio prazo”. Esta é a recomendação da equipe de analistas da Consultoria TF Agroeconômica, salientando que a indicação permanece válida com a lucratividade atualmente verificada, “apesar de o maior lucro ter ocorrido em novembro” do ano passado, ressaltam.
Confira os fatores de alta e baixa projetados pela equipe de analistas da Consultoria TF Agroeconômica que dirigem o mercado no momento:
FATORES DE ALTA
*No Brasil, pouca disponibilidade nos estados do Sul, principais fornecedores de óleo de soja para biocombustível e de farelo de soja para o setor de carnes, no país, fatos que deverão manter os preços elevados nesta região.
*No exterior, o anúncio do USDA de que os sojicultores americanos deverão reduzir em 970 mil hectares a sua área plantada de soja para a próxima temporada, que começa agora em maio, foi explosiva para os preços na última quarta-feira, que atingiram limite de alta. Nesta quinta, com a vendas fracas de exportação, o mercado voltou à realidade e fechou em meio limite de baixa. Mas, a longo prazo, o fator é altista.
FATORES DE BAIXA
*Margens de esmagamento negativas na China, que estão mantendo a demanda daquele país na defensiva, como mostraram as fracas vendas de soja americana desta semana.
*No Brasil, o final da colheita em muitos estados pode pressionar os valores, mesmo que já estejam comprometidos mais de 65% do volume colhido por vendas antecipadas.
Por: Agrolink –Leonardo Gottems