O presidente da Câmara Municipal de Paraíso das Águas, vereador professor Leonardo Corniani Dias (DEM), informou ao BNC Notícias, que nesta quarta-feira(24) sofreu uma tentativa de golpe.
Ele recebeu uma ligação de uma pessoa se identificando como suposto servidor do Ministério da Saúde, para formalizar uma pesquisa em relação à vacinação da Covid-19 e confirmar com uma autenticação por meio se um link enviado por SMS.
Suspeitando de fraude, o vereador não confirmou a mensagem e protegeu-se contra o golpe.
Nesta semana, o prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Sobrinho de Andrade (DEM), foi vítima do golpe. Seu celular foi clonado e mensagens foram disparadas pelo aplicativo WhatsApp aos seus contatos, pedindo dinheiro emprestado.
Uma vítima, por ser amigo do prefeito, acabou depositando quase R$ 2 mil e registou a ocorrência da delegacia de Polícia Civil.
Assim que percebeu que seu celular havia sido clonado, o prefeito informou a imprensa e comunicou o fato em suas redes sociais.
Vários contatos do prefeito, receberam a mensagem fraudulenta, na tentativa de fazer mais vítimas. Os bandidos usavam mensagem como se conhecessem o dia-a-dia da vítima.
Na maioria dos casos desta modalidade de golpe é praticado por detentos de penitenciárias, conforme já foi amplamente divulgado nas mídias.
Ao receber mensagens, notificações e ligações suspeitas, não prossiga como confirmações através de links, senhas e outros meios que são solicitados nestes casos, que podem ser golpes.
Quando recebida uma mensagem de um contato próximo, como neste caso, solicitando um empréstimo, é importante confirmar através de uma ligação ou mesmo pessoalmente.
BNCNOTICIAS