Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU), em Assembleia Geral, instituiu o 22 de março como Dia Mundial da Água
Não há nada mais procurado nem mais comemorado, quando se encontra ao menos vestígios, em visitas a outros corpos celestiais do que a água. Também pudera, a existência de água permite imaginar a existência de vida, já que não existe vida sem água.
No nosso planeta, ? de sua área é coberta por água. Como decorrência, a Terra é habitada por milhões de espécies animais e vegetais, todas elas sobrevivendo por conta desse líquido precioso, e, mesmo, milagroso a fazer brotar a vida.
Nas partes do mundo onde é difícil o acesso à água, a vida é bastante prejudicada. Não há nada pior do que morrer de sede, e isso acontece normalmente em várias regiões do planeta. Zonas inteiras da Terra já mudaram de paraísos tropicais a desertos.
Poluição
A poluição provocada pelo ser humano, por sua vez, vem provocando os maiores desacertos no clima da Terra, transformando rios, lagos, lagoas e mares em ambientes impróprios à vida em função da impureza de suas águas.
Então, no dia 22 de março de 1992 a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu que a data serviria para celebrar o Dia Mundial da Água. É que o difícil acesso à água potável é a causa de doenças e da miséria para 1.500 bilhões de pessoas.
Infelizmente, a água apta para uso humano (doce, potável e de fácil acesso) é uma parte muito pequena do total. A situação é preocupante e muitos especialistas consideram a questão da água como o desafio mais importante que a humanidade deve enfrentar no século XXI.
Preservação dos recursos hídricos
Em mais um Dia Mundial da Água é necessário colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Principalmente, para refletirmos a respeito da necessidade de preservar os recursos hídricos.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Além de instituir o Dia Mundial da Água, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 – A água é a seiva do nosso planeta;
3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 – A utilização da água implica respeito à lei;
9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.