A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) realizou nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, uma capacitação sobre lousa digital voltada para coordenadores pedagógicos e professores de Tecnologia da Informação da REME (Rede Municipal de Educação).
A capacitação abordou o funcionamento e utilização adequada da lousa digital para aplicação de aulas remotas para os alunos da REME e foi ministrada pelos especialistas em tecnologia educacional, Paulo Henrique de Faria Corrêa e Joel Aparecido Rodrigues da Fonseca, que também é responsável pela criação do equipamento.
Conforme a secretária municipal de educação, professora Maria Barbosa, a capacitação vai de encontro à necessidade de qualificação dos docentes neste período de aulas remotas. “Para atuar na sala de aula utilizando as tecnologias faz-se necessária a capacitação continuada para o uso integrado da tecnologia como uma ferramenta de ensino-aprendizagem e o surgimento rápido de novas tecnologias no ambiente social e escolar, principalmente neste período de aulas remotas, exige dos professores uma atualização constante” ressaltou a gestora.
A REME conta atualmente com 86 lousas analógicas e 35 lousas digitais. A lousa analógica branca para uso em pincel possui uma movimentação vertical (sistema elétrico) podendo ser acionada por controle remoto sem fio, apagador fixo a lousa, guarda pó metálico e espelho convexo para observação da sala por parte do professor, mesmo estando de costas.
Já em sua versão digital, além destas funções, também conta com sistema interativo de projeção ultracurta distância, combinação do sistema digital com projeção ajustável com qualidade de imagem HD e alto brilho. A lousa digital ainda possui som integrado, gaveta para acessórios e uma CPU de alto desempenho mesmo para os mais recentes programas e aplicações escolares.