Pesquisador da Fiocruz assegura que vacina AstraZeneca/Oxford contra Covid-19 é totalmente segura
O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, assegurou que a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e a universidade de Oxford, contra a Covid-19 é totalmente segura. Ele disse que a população pode ficar totalmente tranquila e continuar se vacinando com esse imunizante.
A vacina foi suspensa em oito países europeus (Áustria, Dinamarca, Noruega, Itália, Alemanha, Holanda França e Espanha) na última semana por temores depois de relatos de formação de coágulos em pessoas vacinadas. Coágulo é uma espécie de bloco de sangue com consistência mais sólida.
As autoridades sanitárias destes países ponderam, no entanto, que não há a comprovação de que a vacinação tenha aumentado a incidência de coágulos em pacientes – mas reforçam que o evento adverso pede por precaução.
Vênancio disse a TV Morena que no Brasil não foi registrado nenhum caso de problemas envolvendo pacientes que tomaram a vacina, e que é totalmente desconhecido dos especialistas algum caso no país. Ele destacou ainda que a vacina da AstraZeneca foi testada e certificada em vários países do mundo, certificando a sua segurança e eficácia.
O pesquisador reiterou que a população pode ter tranquilidade no uso desse imunizante, ainda mais agora que um novo carregado deverá ser enviado aos estados. ” A população pode fica tranquila quanto a vacina”, assegurou.
Instituições atestam segurança
A segurança da vacina AstraZeneca/Oxford foi comprovada em um estudo de fase 2 publicado, no ano passado, pela renomada publicação científica “The Lancet”.
Segundo o artigo, a vacina induziu “uma forte resposta imune” em idosos e registrou apenas reações adversas leves como dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e dor muscular.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já declarou diversas vezes que a vacina de Oxford é segura, tanto que a agência de saúde das Nações Unidas aprovou seu uso emergencial.
Por Chico Júnior, TV Morena