Com ampliação do toque de recolher, Costa Rica intensifica sanitização em praças, parques e avenidas
O Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, intensificou desde a última sexta-feira (12) a sanitização em locais públicos, como praças, parque e a avenida José Ferreira da Costa. A medida preventiva de combate ao contágio do novo coronavírus, já vem sendo feita nas últimas semanas em ambientes internos de unidades de atendimento ao público, como Secretarias, Escolas, Centros de Educação Infantil e Unidades de Saúdes dos bairros, no Paço Municipal, na Unidade Sentinela entre outros.
De acordo com o prefeito, Cleverson Alves dos Santos, as medidas de isolamento decretadas pelo Município permitiram melhor organização das ações de biossegurança adotadas em Costa Rica.
“Graças às medidas restritivas do Decreto Municipal nº 4.740, que determina o toque de recolher a partir das 20 horas durante a semana e a partir das 16 horas no sábado e domingo, as equipes conseguiram organizar e intensificar a sanitização. É indispensável a conscientização das pessoas de permanecerem em casa durante o toque de recolher, pois é o momento em que a equipe consegue uma melhor atuação nos locais públicos” reforçou o prefeito.
Com o apoio de um caminhão e da equipe sanitizadora com bombas costais, a desinfecção será feita com produtos recomendados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçando o combate ao Covid-19.
O procedimento é capaz de eliminar todo resquício de vírus ativo presente no local, tanto no ar quanto nas superfícies, evitando mais contaminações, e após um tempo da aplicação o produto evapora garantindo assim segurança aos usuários que circulam pelos terminais.
Fiscalizações
Na última sexta-feira, o prefeito se reuniu com a equipe da Vigilância em Saúde, que também é responsável pela fiscalização nos estabelecimentos comerciais.
O gestor conversou com a equipe sobre alinhar a ampliação das ações de combate a proliferação da doença, fiscalização das medidas impostas pelo decreto entre outros assuntos relacionados a pandemia.
Além do prefeito, também participaram da reunião a vereadora Rosângela Marçal e o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz Pereira.